A revista do Clube no mundo virtual

Para divulgar as notícias de forma mais dinâmica e interativa, a Revista EC Pinheiros ganha versão on-line

02/09/2020 02/09/20

“Entramos em um momento de mudança e inovação na sociedade, e no Clube não seria diferente. Lançar a revista on-line, nesse período de pandemia, é olhar para os tempos atuais e pensar no futuro da comunicação com o associado”


Ivan Castaldi Filho
Presidente da Diretoria

Em 20 anos de publicação e quase 270 edições lançadas, a revista do Clube acompanhou em suas páginas a evolução da infraestrutura pinheirense, divulgou os eventos culturais e sociais e retratou as conquistas dos atletas do ECP mundo afora.

Agora, o periódico pinheirense terá seu conteúdo disponível também na internet, com atualizações e materiais exclusivos, para o associado acessar a qualquer hora e em qualquer lugar.

Desde março, quando teve início o isolamento social no País, o Clube suspendeu temporariamente a impressão da revista e disponibilizou digitalmente o pdf completo das edições. A decisão levou em consideração a nova rotina trazida pela Covid-19, na qual a prioridade é a saúde e o bem-estar das pessoas, e a necessidade de diminuir o fluxo de circulação na cidade.

A presença digital da revista nas casas dos associados representou um laço importante e se tornou uma das principais fontes de informação dos pinheirenses com o Clube. Nos últimos meses, cerca de 15 mil pessoas acessaram, via celular ou computador, as matérias das edições da EC Pinheiros.

“Essa boa aceitação da migração da revista para o digital foi o que nos motivou a fazer um projeto ainda mais completo e inovador. Foram quatro meses de trabalho e planejamento para trazer o conteúdo para os tempos atuais e entregar a primeira revista on-line dos clubes brasileiros”, comenta o Presidente, Ivan Castaldi Filho.

No novo modelo de publicação, colocado no ar em 7 de setembro (dia que o Clube completa 121 anos), as matérias ganharam novas dimensões e podem ser lidas por qualquer pessoa através da plataforma digital. 

Entre as principais novidades da publicação estão a inclusão do recurso de arquivos audiovisuais no conteúdo, que torna a experiência de leitura on-line mais agradável, e possibilita a interação com os associados, que podem compartilhar as matérias via redes sociais.

“Esse projeto é uma forma de contribuir para a sustentabilidade do planeta, para o controle financeiro do Clube e democratizar a informação, já que disponibilizaremos na internet o conteúdo para todos e teremos uma adaptação para torná-lo acessível em libras”


YARA MANSUR
GERENTE GERAL DO CLUBE

revista.ecp.org.br

Para se adequar à realidade atual e migrar para o formato on-line, a revista ganhou esta plataforma digital, e o conteúdo, antes restrito às páginas impressas, tornou-se mais completo e dinâmico, possibilitando atualizações.

A versão on-line foi criada a partir do projeto gráfico da revista impressa e é assinada pelo estúdio Polar. “Nosso objetivo foi trazer para o site uma experiência de leitura semelhante à do impresso, em que uma matéria leva à outra, priorizando sempre o conforto da leitura. Também nos preocupamos muito com a responsividade, que é a capacidade do site se adaptar em diferentes formatos de tela, como celular, tablet e computador, e com a facilidade de navegação, que permite acesso rápido e intuitivo às seções e ao compartilhamento”, diz Bruno Ribeiro, diretor de criação. 

Recursos que facilitam a leitura e a navegação, como a diagramação adaptada à tela do celular e do computador, são um dos trunfos da revista para levar a melhor experiência aos associados. 

O conteúdo diversificado, que inclui matérias sobre esporte, gastronomia, comportamento, notícias sobre o Clube e bem-estar, também ganhou uma novidade: a seção Crianças, com informativo, notícias e dicas para os pequenos pinheirenses.

Se o leitor preferir acompanhar as notícias no formato da versão impressa, com páginas e anúncios, bastar acessar a versão em pdf, também disponível no site.

A nova revista on-line também traz as edições impressas anteriores para o ambiente virtual.