Era uma vez um Clube que…

O livro infantil “Nobilinho e sua turma” conta a história do ECP de maneira lúdica e interativa para a criançada

02/09/2020 02/09/20

No mês em que se comemora o aniversário do Clube, a criançada vai conhecer os fatos que marcaram a história esportiva, social e cultural do ECP com o livro infantil Nobilinho e sua turma, editado pelo Centro Pró-Memória. Os associados podem se transformar em contadores de histórias e ler para os pequenos os destaques do maior clube poliesportivo da América Latina.

Nas 23 páginas cheias de fotos antigas e ilustrações, o livro conta desde a criação do ECP até os primeiros esportes de um jeito encantador e fácil. O fundador Hans Nobiling torna-se o protagonista Nobilinho, garoto que gosta muito de Futebol e, por isso, decide fundar um clube para jogar com os amigos e parar de “driblar a própria sombra”. 

Outras importantes personalidades da trajetória do ECP também inspiram personagens de Nobilinho e sua turma. Charles Miller e Antônio Casemiro da Costa, dois iniciadores do Futebol no Brasil, aparecem como os meninos Charlinho e Casemiro. A nadadora Lilly Richter é a garota Lilly, importante personagem que, ao participar da Travessia de São Paulo a Nado, coloca as mulheres em destaque no mundo dos esportes. O menino Max é inspirado em Max Engelhardt, um dos responsáveis pela compra do terreno que o Clube ocupa atualmente. Tia Lucy, fundadora do Jardim de Infância, e Coca, campeã de Basquete e Vôlei, também estão retratadas no livrinho.

Os pequenos tomam conhecimento de fatos marcantes não só para o Clube, mas também para a cidade de São Paulo e para o mundo. Além de destaques como a compra do terreno do ECP na Chácara Itaim e a instalação dos cochos para a prática da Natação, as crianças aprendem sobre a retificação do rio Pinheiros e a mudança de nome de Sport Club Germania para Esporte Clube Pinheiros, durante a Segunda Guerra Mundial. 

Nobilinho e sua turma está disponível gratuitamente no site do Clube