Mérito Esportivo

31/07/2023 31/07/23

Os judocas Rafael Silva, o Baby, e Beatriz Souza, a Bia, medalhas de bronze no Campeonato Mundial de Judô, em Doha, no Catar, foram homenageados com a placa do Mérito Esportivo no Centro Pró-Memória Hans Nobiling.

A homenagem contou com a presença do presidente da Diretoria, Carlos Alexandre Brazolin, e dos atletas beneméritos do Clube Manoel dos Santos, medalhista olímpico em 1960, e Valdir Barbanti, do atletismo. “É muito gratificante homenagear dois grandes atletas do Pinheiros e contar com as presenças de beneméritos como Manoel dos Santos”, disse o presidente Carlos Brazolin.

Sobre os homenageados do dia, Baby e Bia, Brazolin ressaltou que “são os dois primeiros agraciados de muitos que vão receber esse título do Clube”. “É um orgulho muito grande participar desse momento de dar a justa homenagem a esses dois sorrisos maravilhosos e vencedores que são dos nossos judocas”, acrescentou.

Baby, que começou no esporte praticando Karatê em Rolândia, cidade ao norte do Paraná, aos 11 anos, migrou para o Judô, mas confessa que só conseguiu crescer tecnicamente quando veio para o Pinheiros. “Aqui virei atleta e tenho muito orgulho de defender a instituição”, disse. “Estou conseguindo deixar um legado aqui no Clube. Fico ainda mais feliz porque sinto que estou sendo um exemplo para muitos garotos que queiram praticar esporte”, completa.

A mesma alegria veio da judoca Bia Souza. Segundo ela, foi gratificante ser reconhecida pelo Clube. “Me sinto honrada e orgulhosa por ser atleta do Pinheiros e receber essa homenagem, especialmente para mim, que defendo o Clube já há alguns anos. Estou construindo uma bela carreira e recebo toda a estrutura possível. Minha retribuição é conquistar uma medalha olímpica sendo atleta daqui.

Espero nunca sair do Clube”, disse Bia, sempre sorrindo. A homenagem contou também com o presidente do Centro Pró-Memória, Synesio Alves Lima, com a dona Dulce Arena Avancini, presidente honorária do Centro Pró-Memória, e com a presidente do Departamento de Assistência Social, a tenente-coronel Glauce Roquini Brazolin.

Tanto Baby como Bia, que assinaram suas respectivas fotos para o Memorial do Clube, estão em fase final de preparação para disputar o Masters de Judô, que será realizado em Budapeste, na Hungria, de 4 a 6 de agosto.

Bia e Baby assinaram suas fotos para o Memorial do Clube

PRÊMIO MÉRITO ESPORTIVO

O Prêmio Mérito Esportivo foi instituído pelo Esporte Clube Pinheiros por meio do Centro Pró-Memória Hans Nobiling, para preservar sua história esportiva e reconhecer o esforço e dedicação dos atletas que se destacam mundialmente. A premiação se destina aos atletas do ECP medalhistas em Jogos Olímpicos e Paralímpicos, campeonatos mundiais e seus recordistas.

OS HOMENAGEADOS


Beatriz Souza

Atleta revelação no Judô brasileiro, iniciou no esporte com 7 anos, por influência de seu pai. Foi vice-campeã mundial júnior em 2019 e 2022. Conquistou 3 bronzes em mundiais nos anos de 2015, 2018 e 2021 como júnior, juvenil e sênior.

No final de maio de 2023, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Doha, no Catar, conquista que a credenciou a receber o Prêmio Mérito Esportivo do Esporte Clube Pinheiros. Nessa conquista, Beatriz Souza precisou de um minuto para vencer a sul-coreana Hayun Kim na disputa pela medalha, aplicando um ippon.

Rafael Silva

Rafael Silva começou a praticar Judô com 15 anos, buscando a atividade esportiva apenas por hobbie. Integrando a equipe de Judô do Esporte Clube Pinheiros desde 2008, teve a oportunidade de desenvolver sua carreira. Em maio de 2023, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Doha, no Catar, conquista que o credenciou a receber o Prêmio Mérito Esportivo do Esporte Clube Pinheiros.

Nessa ocasião, Rafael Silva venceu Tadjique Rakhimov com um waza-ari. Com a conquista em Doha, Baby agora soma seis medalhas em mundiais. Ele já tinha duas pratas (Rio 2013 e Budapeste 2017) e outros três bronzes (Cheliabinsk 2014, Budapeste 2017 e Tóquio 2019).

CRÉDITOS: IJF