Palavra do Presidente da Diretoria

10/11/2023 10/11/23

No final de outubro e início de novembro de 2023, aconteceram fatos que vão marcar a história do nosso querido Pinheiros, o que me deixa ainda mais orgulhoso e com energia para seguir apoiando o esporte no Azul e Preto: os Jogos Pan-Americanos, no Chile, o Congresso do CBC, em Foz do Iguaçu, no Paraná, e o Troféu José Finkel de Natação, na piscina do Clube.

Começamos os dias mágicos com os Jogos Pan-Americanos, de 20 de outubro a 4 de novembro, em que tivemos mais uma vez uma linda participação dos atletas pinheirenses. A capital chilena Santiago foi pintada de azul, branco e preto com nossos atletas vestindo as cores verde e amarela do Brasil. O Pinheiros cedeu 64 atletas e 7 profissionais de comissão técnica para representar o time brasileiro, na maior campanha já realizada, com 205 medalhas para o Brasil.

Os atletas pinheirenses trouxeram para casa nada menos do que 48 medalhas, sendo 17 de ouro, 14 de prata e 17 de bronze. Um feito fantástico que veio coroar o maior clube olímpico do País. E ainda tem mais: dois argentinos que atuam em nossa equipe do Polo Aquático, Esteban Corsi e Tomás Galimberti, defendendo o país deles, conquistaram medalha de bronze.

Depois, quase que simultaneamente ao Pan, de 31 de outubro a 4 de novembro, o Pinheiros respirou a Natação, sediando o Campeonato Nacional José Finkel. Os maiores nadadores do País estavam no nosso Clube para a disputa do torneio. Os atletas e dirigentes de todas as agremiações elogiaram ao máximo o evento planejado pela diretora Letícia Calabresi e pelo diretor executivo Marcos Maynard. Um verdadeiro show dentro e fora das águas.

Outro registro importante para o Esporte Clube Pinheiros aconteceu no Congresso do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e Confederação Nacional de Clubes (Fenaclubes), de 2 a 5 de novembro, em Foz do Iguaçu. O Pinheiros ganhou duas das maiores honras do esporte nacional, os prêmios Clube Formador e Clube Esportivo.

Ganhamos o título de Clube Formador por termos atingido a maior pontuação esportiva em oito categorias: Handebol feminino e Esgrima masculino, além de masculino e feminino na Natação, Polo Aquático e Atletismo. O segundo colocado, o Flamengo-RJ, ganhou em quatro categorias.

Um fato inusitado aconteceu no discurso do vice-presidente do clube carioca, Guilherme Kroll. O ex-técnico do Clube Pinheiros nos anos 1990 fez uma linda homenagem ao meu pai, Carlos Brazolin, que me deixou muito emocionado em meu discurso. E me faz acreditar ainda mais que o esporte é o caminho.

Já o prêmio Clube Esportivo conquistamos graças ao filme que está sendo veiculado nos totens do Clube, em que mostramos, em três minutos, nosso paraíso esportivo.

Outubro é o mês rosa, mas, neste ano, também foi azul, preto e branco.

Parabéns, Esporte Clube Pinheiros!

Isto é Pinheiros