A partir desta edição, até setembro, quando são comemorados os 125 anos do Pinheiros, a Revista publicará uma série de matérias que farão homenagem à contribuição alemã para a formação da cultura brasileira e na história do Clube.
No ano que marca os 200 anos da imigração alemã para o Brasil, o Centro Pró-Memória inicia as comemorações com a publicação de uma série de artigos que, mês a mês, farão homenagem à contribuição alemã na formação da cultura brasileira e na história do Clube.
Em 1824, os primeiros alemães chegaram às terras da região Sul do País, num movimento migratório estimulado pelo governo, a fim de preservar suas fronteiras, estimular a agricultura para o consumo interno e resolver o problema da mão de obra para as lavouras do café. Esses alemães, ao longo dos anos, começaram a se deslocar em direção aos centros urbanos.
Foi em 1829 que os alemães se instalaram, pela primeira vez, em São Paulo, na colônia de Santo Amaro, e permaneceram, durante muito tempo, como a maior colônia estrangeira do estado.
O imigrante alemão trouxe para o Brasil o gosto pela cerveja e pelo chopp, hoje considerados uma paixão nacional. Difundiu no País a religião protestante, a arquitetura germânica e o gosto pelos corais de música e pelas atividades esportivas. Contribuiu para o desenvolvimento urbano e a agricultura familiar de subsistência, introduziu o cultivo de novos alimentos e a criação de suínos.
Em São Paulo, a comunidade alemã fundou diversas sociedades voltadas a variados tipos de atividades comuns à sua cultura: sociedades culturais, sociedades de ajuda mútua, escolas particulares, hospitais, igrejas e sociedades esportivas.
Associada Else Krohn, sentada à esquerda, no navio que a trouxe ao Brasil em 1926, com a realização de uma festa ao cruzar o Equador
Família do associado Hellmut von Schütz embarcando para o Brasil em 1926
Família Engelhardt no navio
Sport Club Germania
O Sport Club Germania mantinha um estreito relacionamento com outras instituições germânicas de São Paulo. Muitas festas foram realizadas na Gesellschaft Germania (Sociedade Germania), que tinha sócios em comum com o Sport Club Germania. As escolas alemãs utilizavam os campos esportivos do Clube, onde também aconteciam competições atléticas entre clubes alemães e algumas comemorações dos dias nacionais da Alemanha.
Cerca de 250 mil imigrantes alemães desembarcaram no Brasil desde 1824 até 1960. A cidade de São Paulo foi onde se concentrou o maior núcleo urbano de pessoas de língua alemã no Brasil. Calcula-se que em 1860 São Paulo teria 30 mil habitantes, dos quais 10% seriam alemães. Em 1900 havia 18 grandes casas comerciais alemãs em São Paulo.
Centro Pró-Memória Hans Nobiling
Exposição/Sede Social: diariamente a partir das 10h
Administração/Centro Administrativo: tel.: 3598-9715/9716
FOTOS: CENTRO PRÓ-MEMÓRIA