RESPEITO,
TRANSPARÊNCIA
E EFICIÊNCIA
Com comprometimento, responsabilidade e participação efetiva dos associados, o Esporte Clube Pinheiros teve, de 2019 a 2021, um período de transformação e reafirmação de sua história. Investimento, planejamento e inovações garantiram melhorias nas mais diversas áreas do Clube e engrandeceram e aprimoraram os espaços.
Relembre algumas mudanças que deixaram o dia a dia do pinheirense ainda mais especial.
Áreas esportivas
1. Conjunto Desportivo
Considerando a logística de obra com menor impacto na rotina dos associados, foram instaladas uma nova estrutura metálica e telhas termoacústicas no Conjunto Desportivo (CD). A obra solucionou problemas recorrentes de goteiras e vazamentos.
2. Campo de Futebol A
O espaço recebeu, em 2021, a certificação FIFA Quality Pro, o mais alto grau de qualidade profissional para um campo de grama artificial. Após uma série de testes técnicos, o material, chamado MRTX Legacy 35, foi homologado no site da Federação Internacional. Trata-se de uma conquista para o Clube, que passou a ter um dos quatro espaços certificados do País.
Confira as melhorias realizadas que garantiram a certificação
Aproximadamente 2.500 m² de grama natural foram substituídos por uma sintética que segue os padrões internacionais. A substituição assegurou a redução do custo de manutenção, aumentou o índice de absorção de impacto, melhorou o conforto térmico e proporcionou nova demarcação de linhas do campo.
3. Campo de Futebol B
Substituição de lâmpadas comuns por iluminação de LED com maior eficiência energética e luminância de 500 lux. Foi feita, também, a revitalização do gramado sintético.
4. Quadra de Fut7
Além de ter sido ampliado, o local recebeu gramado sintético certificado pela FIFA, novas arquibancadas, uma área para técnicos e jogadores reservas e um pergolado com iluminação especial.
5. Ginásio de Handebol
Foram trocados 900 m² de piso da quadra por um material de madeira flutuante, moderno e com amortecedor, que proporciona menos impacto para os jogadores. Foram realizadas, também, a impermeabilização do piso e a nova pintura da demarcação.
6. Fitness Aquático
O espaço teve manutenção nos vestiários e nas partes externa e interna, com substituição de rejuntes, aplicação de produto antiderrapante no piso do fundo da piscina e pintura geral.
7. Quadras Externas
Novos postes de iluminação de LED e novas tabelas foram instalados, e o piso foi reformado. Foi criada, também, uma nova área de convívio, e as áreas de escape foram ampliadas.
8. CAD
O Centro de Aprendizado Desportivo, programa para educação esportiva das crianças, ganhou mais um lugar para as atividades: um novo espaço de 683,84 m², onde antes se localizava a Churrascaria Recanto da Figueira. A reforma contemplou uma área coberta de 427,61 m² e o minicampo, de 256,22 m².
A ideia do projeto foi criar um local apropriado para a criançada realizar as atividades também em dias de chuva, o que agora é garantido com a nova telha metálica (a antiga era de fibrocimento), de mais conforto térmico e acústico.
O espaço também poderá ser usado para diversos eventos.
9. Fitness
O espaço passou por uma reforma e foi ampliado em 253 m², totalizando 1.705 m². Foram realizados, também, tratamento do piso de madeira, reorganização do layout e instalação de espelhos, novos depósitos embutidos e piso esportivo emborrachado. Com a ampliação, foram adquiridos mais 15 itens: 2 esteiras; 2 bikes; 2 plataformas de l.p.o. com rack profissional; Synrgy360; máquina de abdominal oblíquo; cadeira flexora; cadeira adutora; cadeira abdutora; tríceps press e calf raise.
10. Antigo Fitness
Instalação de ar-condicionado nos dois pavimentos do edifício para melhorar o conforto térmico.
11. Pista de Atletismo
As estações de ginástica e alongamento passaram por reforma, com renovação da pintura e aplicação de verniz. Foi realizada, também, manutenção no piso, eliminando bolhas em toda a extensão da Pista.
12. Vestiário infantil
Instalação de novo sistema de ventilação para melhorar o conforto térmico do espaço localizado no térreo do Conjunto Desportivo.
13. Sala de Ginástica Multifuncional
Foi criada uma nova Sala de Ginástica Multifuncional no 1º andar do Conjunto Desportivo (antigo Centro Pró-Memória).
14. Pista de Skate
O espaço pinheirense dedicado às manobras ficará ainda mais adequado e seguro. O desenho e o traçado da pista serão reformulados, com unificação das duas alas (que tinham 365,83 m²), e o espaço passará a ter um total de 706,85 m².
15. Complexo de Areias
Com um total de 1.834 m², o espaço, que recebe os praticantes do Beach Tennis, Futevôlei e Vôlei de Praia, foi ampliado em 116,56 m², além de ganhar iluminação mais econômica e com maior eficiência energética e uma nova quadra de Vôlei de Areia.
16. Pergolado do Complexo de Areias
Foi criada mais uma área de apoio e descanso para os frequentadores. O espaço tem 42,7 m² e é feito de estrutura metálica, madeira ripada cumaru e cobertura de vidro laminado, seguindo o padrão dos pergolados do Clube.
17. Pergolado do Beach Tennis
A antiga cobertura de sapê foi substituída por pergolado de metal e madeira com piso tipo deck, padronizando o espaço do ECP.
18. Pergolado do Fut7
Melhorias no Pergolado do Fut7.
Áreas de convívio e serviço
1. Praça ECP
Um novo deck, feito de madeira cumaru, foi instalado na praça de alimentação provisória para o Tênis. Com 96 m², colabora com o plano de contingência da obra do Complexo, criando um espaço acessível e confortável com diversas opções gastronômicas.
2. Prainha do Boliche
Mudanças foram implementadas na parte externa da Lanchonete 9 Pinos, com instalação de novas luminárias, aprimoramento do paisagismo, limpeza do piso e manutenção dos bancos.
3. Praça da Toca
O novo espaço para relaxar, conversar e comer ao ar livre foi inaugurado com oito mesas, 32 cadeiras e quatro bancos. O piso conta com um sistema de isolamento sobre a Casa de Máquinas.
4. Praça do Lago
A praça ao lado da quadra de Fut7 foi revitalizada, criando um ambiente ainda mais agradável.
5. Tucumã Bar Snooker
O Tucumã Bar Snooker teve o deck nivelado para garantir ainda mais segurança aos pinheirenses, com a criação de um plano único de circulação, após a retirada do degrau.
6. Sede Social
A Sede Social, um dos espaços mais nobres do Clube, passou por diversas melhorias durante esse período. O piso de granito do hall foi revitalizado e o espaço ganhou mobiliários novos. Está sendo construída no prédio a Praça Boulevard. O novo espaço terá uma ligação entre o entorno e a parte interna do edifício. Também será construído um novo espaço para um café.
7. Alameda Lanchonete
A relocação para o lado externo da escada do espaço gastronômico Alameda permitirá utilizar melhor o salão interno e aumentará a capacidade de lugares. Além da visão 360° de todoo seu entorno a partir do mezanino.
8. Complexo Tenístico
O espaço está sendo revitalizado, com ampliação da área de 1.855 m² para 2.165 m². Parte do edifício será preservada e serão criados novos ambientes: um bar ao lado da lanchonete e três espaços de convivência.
9. Carteado
Instalação de novos armários e novo mobiliário.
10. Piscina Lanchonete
Foi instalado um novo sistema de ventilação.
11. Nova agência
O Banco Bradesco vai ganhar um novo espaço no Centro Administrativo, próximo à Central de Atendimento, para facilitar ainda mais o dia a dia do associado.
Áreas de cultura e conhecimento
1. Centro Pró-Memória Hans Nobiling
A Sede Social foi adequada para receber o museu pinheirense. A nova sala do Centro Pró-Memória conta com uma fachada de vidro, com acesso por escada e rampa, e um ambiente climatizado para garantir o controle de temperatura e umidade, de modo que as peças do acervo sejam preservadas.
O novo espaço, de 126 m², está localizado no térreo da Sede Social e foi projetado para que os visitantes tenham uma experiência completa e conheçam um recorte da história geral do Clube.
2. Cozinha Experimental
Antes localizada dentro da Sala de Dança, a cozinha ganhou um espaço próprio de 11 m² e passou a ter piso vinílico, garantindo uma estrutura melhor para eventos e aulas no subsolo da piscina.
3. Camarim do Auditório do CCR
Para garantir mais comodidade aos associados e aos artistas que se apresentam no teatro, o camarim ganhou pintura, reparos nos boxes, instalação de porta e novas lâmpadas.
4. Sala do Balé
Troca do piso do Balé por um piso flutuante de madeira maciça.
5. Hall da Sede Social
Com 357 m², o espaço localizado na Sede Social ganhou um hall multifuncional com projeto luminotécnico que valorizará ainda mais as obras expostas. O piso, que foi nivelado, é de granito para garantir a acessibilidade e a segurança dos visitantes. Também será construído um novo espaço para um café.
Infraestrutura e segurança
1. Piso intertravado
A pavimentação do entorno do Centro Administrativo, na saída do refeitório de funcionários, foi substituída. A nova superfície é intertravada e antiderrapante, oferece alta resistência ao atrito e, por ser de concreto, melhora o conforto térmico. O piso intertravado também foi instalado no trecho entre os ginásios de Ginástica Artística e Basquete, da alameda lateral da rua Angelina Maffei Vita até a Portaria da Escolinha.
2. Piso drenante
O acesso ao gramado da Quadra de Fut7 recebeu um piso drenante. Além disso, a alameda entre a quadra e o Restaurante do Lago teve o piso trocado, garantindo o escoamento da água em períodos de chuvas.
3. Estacionamento Tucumã
Instalação de 560 m² de ladrilho hidráulico na rampa de saída do estacionamento Tucumã. A principal característica do material é a forma de relevo na superfície, que proporciona direcionamento da água e maior tração do veículo. Além disso, o estacionamento passou por uma manutenção, com ampliação da calçada interna de pedestres e pintura geral
4. Central de Resíduos
O local teve o piso substituído por um de material mais adequado.
Iluminação: um show à parte
Diversas áreas do Clube tiveram o ambiente transformado por um projeto luminotécnico. O ECP investiu em lâmpadas de LED, que oferecem maior durabilidade em horas, geram economia na conta e são livres de componentes químicos, o que as torna mais ecológicas.
Os pinheirenses que passam pelo principal caminho de saída do ECP, pelas vias em frente ao Parque Aquático e à Praça das Bandeiras, percebem que o local passou a ser mais iluminado. São 62 árvores, com 159 luminárias de LED de 25 W, ângulo de abertura de 12º e temperatura de cor de 3000 K.
A Quadra de Fut7, poliesportiva coberta do CD, de Areia e poliesportivas abertas tiveram suas luminárias de vapor metálico substituídas por luminárias de LED — o que garantiu melhor visibilidade para os pinheirenses e economia para o Clube.
Os Campos A e B tiveram as luminárias substituídas por lâmpadas de LED, o que proporcionou ganhos em lux (unidade do sistema internacional) e também tornou os cenários mais bonitos. O Campo A passou de 150 para 400 lux. Já no Campo B a mudança foi de 250 para 500 lux.
O Complexo de Areia também tem muita luz e vida à noite: o novo projeto garante iluminação adequada para quem pratica as modalidades de areia — Beach Tennis, Futevôlei e Vôlei de Praia.
FOTOS: DIVULGAÇÃO/ECP