Quando os livros infantis encantam o público, acabam indo parar nas telonas, em adaptações cinematográficas, e podem ser uma ótima forma de apresentar o universo da literatura e da sétima arte às crianças.
Para comemorar o Dia das Crianças, escolhemos sete filmes inspirados em livros que, além de ensinar e divertir, vão ampliar o repertório cultural dos pequenos e incentivá-los a tomar gosto pelo mundo das artes.
① Matilda
(Danny DeVito, 1996)
Quando a pequena Matilda descobre que tem poderes telecinéticos, começa essa que é uma das mais conhecidas histórias infantis de todos os tempos. Escrito por Roald Dahl, em 1988, o livro foi adaptado para a telona em 1996, com Mara Wilson no papel principal. A garotinha adorável ficou conhecida não só por sua capacidade de mover objetos, mas também por ser uma leitora voraz e ter uma inteligência acima da média, inspirando as crianças a gostarem de literatura.
② A teia de Charlotte
(Gary Winick, 2006)
Charlotte é uma aranha que gosta de escrever e usa seu talento com as palavras para salvar a vida de um porquinho, mostrando para a criançada o poder da amizade. O livro, escrito pelo americano E. B. White, foi publicado pela primeira vez em 1952 com ilustrações de Garth Williams. As páginas ganharam as telonas em 2006, com direção de Gary Winick e Dakota Fanning no papel da garota Fern Arable. A produção conta com atores e efeitos especiais para dar vida aos animais. O livro tem outra adaptação, de 1973, no formato de animação.
③ A fantástica fábrica de chocolates
(Tim Burton, 2005)
O romance de Roald Dahl, escrito em 1964, conta a história de Charlie Bucket, criança que realiza o sonho de visitar a fábrica de chocolates de seu confeiteiro favorito, Willy Wonka. A história foi adaptada ao cinema duas vezes: uma em 1971, com direção de Mel Stuart, e outra em 2005, com direção de Tim Burton. A versão mais recente é mais fiel ao livro e foi muito elogiada pela crítica.
④ O pequeno Nicolau
(Laurent Tirard, 2010)
As aventuras e travessuras da infância de Nicolau são o tema do livro dos franceses Jean-Jacques Sempé e René Goscinny, que ganhou uma adaptação cinematográfica belgo-francesa em 2010. O diretor Laurent Tirard transpôs as histórias das páginas para a telona e o público se diverte com as histórias do protagonista na escola e sua relação com seus pais. O filme eterniza o clássico infantil na sétima arte, em uma produção bem-humorada, que ensina as crianças sobre a amizade.
⑤ Onde vivem os monstros
(Spike Jonze, 2009)
Publicado em 1963, o livro-álbum escrito e ilustrado por Maurice Sendak conta a história do garotinho Max, que vai parar em uma terra fantástica repleta de monstros. Com poderes especiais, o protagonista é nomeado rei do grupo e fica responsável por evitar que a tristeza tome conta do lugar. Em 2009, o conto foi adaptado para o cinema por Spike Jonke, que eternizou essa história sobre o contato das crianças com seu mundo interno, onde acessam seus próprios monstros e aprendem mais sobre si mesmas.
⑥ Coraline
(Henry Selick, 2009)
O livro do aclamado autor Neil Gaiman, publicado em 2002, virou filme em 2009, no formato de stop motion – técnica de animação que utiliza imagens quadro a quadro. A história é sobre uma garota que transita entre a realidade e um universo paralelo e encontra diversos desafios. A mensagem para a criançada é a de que ser valente não significa não ter medo, mas enfrentá-los. Coraline foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro de melhor filme de animação.
⑦ Alice no País das Maravilhas
(Tim Burton, 2010)
A história da garota que vai parar em um universo surrealista encanta gerações há tempos. O livro foi escrito em 1865 pelo inglês Lewis Carroll e fez tanto sucesso que inspirou adaptações cinematográficas. Uma das mais produções aclamadas é a dirigida por Tim Burton, com Johnny Depp no papel do Chapeleiro Maluco. A trajetória de Alice ensina as crianças a terem coragem, lidarem bem com as diferenças e afirmarem sua identidade.
FOTOS: DIVULGAÇÃO