A novidade chegouA novidade chegou

A novidade chegou

A espera valeu a pena. Chegou o momento de os associados desfrutarem o Complexo Tenístico

31/10/2022 31/10/22

Belo, confortável e funcional, localizado em meio à agradável paisagem rodeada de muitas plantas, flores e pássaros. Não faltam elogios para descrever o novo espaço do Prédio do Tênis. O projeto, tanto de engenharia como arquitetônico, foi elaborado para oferecer aos usuários lazer, diversão, gastronomia de alta qualidade e muito aconchego. Um delicioso passeio por mais uma área admirável que o Clube oferece aos seus associados.

A conexão com o entorno, onde há uma rica e agradável área verde, que garante integração com as quadras, o lago e a sauna, enalteceu e valorizou ainda mais o espaço. O edifício, um dos pontos mais tradicionais do Clube, passou por uma grande revitalização. O prédio, que abriga a lanchonete, a praça de convivência, as quadras de Tênis e os vestiários, foi ampliado.

O projeto escolhido, do escritório de arquitetura Perkins&Will, contemplou a história do esporte das raquetes, levando em consideração a importância da prática para os pinheirenses. O projetista Fernando Vidal seguiu à risca as características originais do prédio, atendendo as necessidades do escopo. No quesito decoração, optou-se por um mobiliário mais conceitual e nobre, mesclando modernidade e conforto.

Novos ambientes

A história do ECP não foi deixada de lado quando da elaboração do projeto. Parte do edifício foi preservada, mas novos ambientes foram criados: um bar ao lado do restaurante e três espaços de convivência.

Bar Fresto: boa opção para um café, lanche rápido ou aperitivo

O vestiário feminino foi transferido para o andar superior, que pode ser acessado pela escada ou por elevadores. Assim, o restaurante passou a ocupar todo o térreo, com um total de 250 lugares.

O salão central transformou-se em um ambiente muito charmoso. Lá, foi instalado um bar estilo lounge, com mesas bistrô e banquetas, ideal para um bom café, aperitivo ou lanche rápido. O espaço acomodou ainda móveis de sala de estar, sofás e poltronas para um merecido descanso.

A descontração do bar estilo lounge, com mesas bistrô e banquetas

Para aumentar a área de convivência, a marquise foi ampliada e foram construídos três decks no entorno do prédio. A parte de trás do edifício recebeu acabamento ripado metálico para que os sistemas de infraestrutura não ficassem expostos.

O setor administrativo também funciona no edifício, com a Central de Atendimento, serviço de agendamento das quadras e outros.

Central de Atendimento para agendamentos

Vestiários

No andar superior, os associados vão encontrar um charmoso hall que recebe luz natural. A área divide os vestiários feminino e masculino, que foram totalmente repaginados. Além de estar maior, o espaço ganhou novos armários e sistemas de iluminação e ventilação natural.

Vestiários ganharam mais armários e sistemas de iluminação e ventilação natural
Hall liga os vestiários masculino e feminino

Acessibilidade

Na elaboração do projeto levou-se em conta a acessibilidade, em atendimento à Norma NBR 9050. Rampas de acesso foram adaptadas, e o piso dos decks foi nivelado. Nas áreas em que há degraus, corrimões foram instalados.

Dois elevadores que ligam a lanchonete aos vestiários, no andar superior, estão disponíveis para atender preferencialmente os associados com mobilidade reduzida.

Rampas de acesso e escadas com corrimões para atender às normas de acessibilidade

Ações sustentáveis

A preocupação com a sustentabilidade também esteve presente na elaboração do projeto. Confira:

  • Agora o edifício conta com medição setorizada para controlar o consumo de água.
  • O uso de shed e bay window (janela que se projeta para fora do edifício) foi incorporado à arquitetura para garantir a iluminação natural.
  • Conforto térmico: utilização de shed nos vestiários para garantir a ventilação natural. Uso de gás ecológico no sistema de ar-condicionado.
  • Conforto e isolamento acústico: paredes, divisórias, portas, forro e cobertura com materiais acústicos. 

Resíduos
Todos os resíduos gerados na obra, como materiais recicláveis ou não, tiveram destino correto, assim como os entulhos foram direcionados para a reciclagem. Os resíduos orgânicos foram encaminhados para a Central de Resíduos do Clube. A sistemática de coleta seletiva adotada atualmente pelo ECP já está sendo praticada. O prédio ainda conta com local específico e câmara para armazenamento de resíduos orgânicos, que são destinados para descarte correto.

Câmara de armazenamento de resíduos orgânicos

Energia: uso de LED
Houve utilização de LED em todo o prédio, gerando economia de energia. A aplicação de tecnologias sustentáveis, com iluminação zenital, sombreamento e ventilação cruzada, foi outra medida adotada para adequar e modernizar os ambientes.

Aquecimento solar
Instalaram-se coletores solares para aquecer o sistema hidráulico (torneiras da cozinha e chuveiro), interligado com sistema de gás.

Reutilização da água
O projeto contemplou o recolhimento de águas cinza de chuveiro e lavatório para a interligação na estação de tratamento já existente no Clube. Assim, essa água é reutilizada para descarga de vasos sanitários.   

A implantação do sistema de escoamento de águas pluviais, instalado por meio de tubulações subterrâneas, foi uma medida adotada para evitar o acúmulo de água no entorno do prédio. Quando há grande concentração de chuva, a água é recolhida por essa tubulação que a direciona para fora do Clube.

Sistema de escoamento de águas pluviais

Vegetação
Durante o período da obra, houve a proteção e o acompanhamento do estado fitossanitário das espécies arbóreas do entorno do prédio.

Inauguração

Presidente Ivan Castaldi Filho e Gustavo Kuerten

A inauguração do novo Prédio do Tênis, no dia 15 de outubro, tornou-se uma data muito especial para o ECP e para os associados.

O evento, que ficará registrado na história do Clube, contou com a presença dos pinheirenses e de Gustavo Kuerten, o Guga, considerado o maior tenista masculino brasileiro e um dos melhores atletas do Tênis mundial. Veja alguns momentos.

Na ocasião, Guga concedeu entrevista à diretora de Comunicação, Ana Paula Adami. Confira.

Guga, o que te trouxe aqui hoje?

Primeiro, a lembrança de estar dentro do Clube. Eu vejo a garotada ali fora em uma idade similar à minha quando eu vim para cá pela primeira vez, com 12 anos, sonhando em ser tenista, olhando jogadores do mundo inteiro, pois o Banana Bowl era jogado aqui dentro do Pinheiros e eu vinha para colher experiência. Não ganhava nenhuma partida, mas ficava sonhando com tudo aquilo, vivendo momentos mágicos, essa é a lembrança. E, claro, esse projeto junto com a Genial, em um Clube de ponta que forma muitos atletas em diversas modalidades, tem uma representação importante nas Olimpíadas e é o DNA, a história do esporte em que eu cresci.

Você é genial. Foi brilhante nas quadras e é importante trazermos isso para a vida, para o cotidiano. Conta um pouco da história do seu instituto para nós.

A ideia, para quem já passou por tantas experiências, é sempre tentar compartilhar um pouco mais. Aqui no Brasil, a gente sabe que as oportunidades ainda são muito escassas, queremos tentar encontrar mais chances disponíveis para as crianças, para elas desenvolverem suas capacidades e, claro, chegar a representar o Brasil em uma Olimpíada. Jogar um esporte profissionalmente é algo muito exclusivo, é para pouquíssimas pessoas, mas os aprendizados das quadras, dos campos, do tatame e da piscina permeiam as diversas horas de prática e servem para a vida inteira. É isso que a gente tem que aprender um pouco mais e dar mais atenção ao esporte, porque os ensinamentos que existem podem transformar a vida de uma criança. É isso que a gente faz lá em Santa Catarina há muito tempo. Já são mais de 20 anos no instituto, que acontece aqui também dentro do Clube. Acredito que o Brasil tem uma vocação para que os jovens e as crianças se envolvam na prática esportiva.

Guga, brilhante nas quadras e formando cidadãos para a vida no instituto e agora no Esporte Clube Pinheiros, com a Genial Investimentos. Fale um pouquinho da Genial.

Para nós, é uma experiencia muito gratificante, que conhecemos lá em Roland Garros. O Rodolfo, que é nosso sócio da Genial, trouxe essa ideia de democratizar mais os investimentos e, de alguma forma, queríamos trazer isso para o esporte. Aqui a gente une esses dois movimentos que sempre fizeram parte da nossa vida. Todo o dinheirinho contado lá no início, planejamento financeiro para o futuro, busca de patrocínio… acho que isso envolve a vida de todo mundo. O esporte ensina essa disciplina, a vontade, a superação, então a mescla desses dois movimentos tem dado muito certo. É uma conquista pra gente estar aqui dentro do Pinheiros, sem dúvida, e tomara que por um tempo duradouro.

FOTOS

Gustavo Porto / João Raposo / Ricardo Bufolin