Aos poucos o hábito de comer fora está sendo retomado, e os pontos de venda do ECP precisaram se reinventar para atender os associados que buscam desde a culinária clássica até os lanches rápidos.
Com a flexibilização do isolamento social e a reabertura consciente do ECP, alguns restaurantes e lanchonetes pinheirenses voltaram a funcionar com medidas e protocolos sanitários rígidos para diminuir o risco de contaminação pelo coronavírus.
Além do uso de máscara e distanciamento, há regras específicas para esse segmento, como a limitação de pessoas por mesa, a readaptação dos espaços físicos e o desenvolvimento de uma nova etiqueta social. Cada ponto de venda pode ter ocupação de 40% de sua capacidade, as mesas precisam ter espaçamento de dois metros e o local deve estar sempre bem arejado.
Os cardápios foram reduzidos e, através de estudos de curva ABC, foram elaborados menus com os principais itens solicitados pelos associados. Alguns pontos como a Lanchonete 9 Pinos e o Germania Restaurante continuam fechados.
Menu confiança
O desafio agora é oferecer um serviço adequado aos novos tempos e fazer com que os associados se sintam seguros para voltar aos espaços gastronômicos. Por isso, medidas como a disponibilização de cardápios digitais, nos quais é possível consultar as opções por celular, e a priorização das áreas externas são importantes nesse momento.
Outra aposta que tem tudo para fazer sucesso é o sistema take away (compre e leve), que permite que o pinheirense leve a refeição para casa e o Clube prolongue o período de funcionamento.
Esse serviço está sendo oferecido na lanchonete Alameda e nos contêineres do Clube na Praça ECP. O associado faz sua escolha no caixa, os alimentos são preparados na hora, e a retirada acontece no balcão.
Fôlego novo
Os números desse recomeço ainda são modestos, já que os acessos diários diminuíram de 12 mil, antes da pandemia, para 2 mil, na reabertura. Antes da pandemia, a média era de 4.000 atendimentos por dia durante a semana e de 5.400 atendimentos por dia nos fins de semana. Atualmente, são cerca de 1.740 associados atendidos por dia durante a semana e 1.800 durante os finais de semana.
A boa notícia é que o crescimento de frequentadores traz também um aumento de atendimentos nos locais de gastronomia – cerca de 51% dos associados que entram no ECP consomem nos pontos de venda. Assim, conforme as atividades e os serviços são retomados, a lógica é que o movimento no segmento também melhore.
A Piscina Lanchonete e o espaço gastronômico Alameda são os campeões de clientes após o retorno, representando, juntos, 42 mil atendimentos desde a reabertura do ECP. Entre os itens mais consumidos dos cardápios estão café, água mineral, água de coco e pão de queijo, nessa ordem.
O Clube acompanha diariamente as evoluções do Plano SP e novas divulgações acerca de restaurantes junto à Abrasel, e dessa maneira consegue ampliar atendimentos e fornecer um serviço ainda melhor. Quando a cidade entrar na fase verde, será possível aplicar 60% da capacidade nos PDVs.
Confira os horários de funcionamento dos restaurantes
Alameda
48 lugares
Segunda a domingo: 11 às 19h
Compre e leve: 7h30 às 21h
CCR
⟶ Almoço
Terça a sexta: 12 às 15h
Sábado, domingo e feriado: 12 às 16h
⟶ Jantar
Terça a domingo: 18 às 22h
Kami
44 lugares
Terça e quarta: 11h30 às 16h
Quinta e sexta: 11h30 às 15h e das 18 às 21h30
Sábado e domingo: 11h30 às 17h30
Praça ECP
11 às 19h
Compre e leve: 7h30 às 21h
Ponto
80 lugares
⟶ Almoço
Segunda a sexta: 12 às 15h
Sábado, domingo e feriado: 12 às 16h
⟶ Jantar
Sexta e sábado: 18h às 21h
Piscina Lanchonete
140 lugares
Segunda a domingo: 10 às 18h
The Fitness
Segunda, quarta, sexta, sábado e domingo: 8h às 14h
Terça e quinta: 13h30 às 19h30
Tucumã Bar & Snooker
24 lugares
Segunda a sexta: 14 às 22h
Sábado, domingo e feriado: 11 às 19h