A rota do café no ECPA rota do café no ECP

A rota do café no ECP

Com diversas opções da bebida, o Clube se tornou um ótimo lugar para apreciar uma boa xícara

21/09/2021 21/09/21

Consumido de manhã, à tarde e até mesmo à noite, o café faz parte da história e do paladar dos brasileiros. No Clube, onde a gastronomia tem um espaço especial, a bebida ganhou status de protagonista e pode ser degustada em diversos pontos.

As opções vão dos tradicionalíssimos expresso, coado e cappuccino até as versões turbinadas com caramelo salgado, tônica ginger e chocolate com menta. Sem contar o espaço físico, que torna o ato de tomar um café um ritual e uma nova experiência.

Pensando nisso, montamos um menu com as principais características de um bom café e as opções de cada ponto de venda. Leia acompanhado de uma boa xícara.

Café de casa

O tipo do grão utilizado, a forma de extração e os ingredientes adicionais são os fatores que contribuem para que o café seja uma bebida tão versátil. Nos restaurantes pinheirenses, o grão utilizado é 100% arábica, com uma composição blend do cerrado mineiro e sul de Minas, que traz equilíbrio, cremosidade e doçura.


O associado pode encontrar as seguintes versões nos pontos do ECP: 

Expresso

É um método de preparar o café através da passagem da água quente (não fervente) sob alta pressão pelo café moído. Um expresso bem tirado tem três partes principais: coração, corpo e espuma. Costuma ser mais forte, consistente e concentrado do que o café coado.

Cappuccino

Consiste em 1/3 de café expresso, 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de espuma de leite vaporizado. A receita original italiana não leva chocolate, mas no Brasil o uso do produto em pó, acompanhado ou não de canela, é uma prática comum. Sua espuma deve ser densa e cremosa.

Macchiato

A diferença entre o cappuccino e o macchiato está na proporção do leite. Sobre o café adiciona-se apenas um pouco da espuma do leite vaporizado.

Onde encontrar

Alameda
Expresso, cappuccino e macchiato

9 Pinos (boliche)
Expresso, cappuccino e as opções da Nespresso

Piscina
Expresso, cappuccino, macchiato e as opções da Nespresso

The Fitness
Expresso, cappuccino, macchiato e as opções da Nespresso

Bar do Futebol
Expresso, cappuccino e macchiato

Tucumã
Expresso e cappuccino

CCR
Expresso, cappuccino e macchiato

Germania
Expresso e macchiato

Ponto
Cappuccino e nespresso

Café mais que especial

Se você quer se aventurar pelo universo de sabores complexos e misturas do café, no Clube você conta com duas franquias.


The Coffee

De origem curitibana, o The Coffee tem como proposta “oferecer café de qualidade e com rapidez” e é uma das opções que fazem parte da Praça ECP. Seu principal insumo é um grão de torra média (100% arábica) vindo do norte do Paraná, que tem uma acidez média. Seu design é inspirado nas cafeterias do Japão, que costumam ser extremamente compactas.

A tecnologia também é uma das marcas registradas do espaço: os clientes fazem os pedidos através de um tablet que fica instalado no balcão, pagando com cartão de crédito ou débito. Outro diferencial que facilita a vida é o aplicativo do The Coffee, que também é “autoatendimento” e totalmente intuitivo. No app, que deve ser instalado no celular, o associado pode não só fazer seu pedido, mas também conferir a fila (o número de pedidos à sua frente) e quanto tempo seu pedido vai demorar para ficar pronto.

As opções são variadas, indo desde o tradicional expresso e outras bebidas quentes até as geladas com misturas ousadas que levam café e outros ingredientes, como tônica, gengibre e menta, por exemplo. Entre os mais pedidos no local estão o Pure B&W e o Iced Vanilla, além do Black Ginger, uma mistura do expresso com gelo, tônica e gengibre, popular principalmente entre os frequentadores do Tênis.

Puristas Pure B&W, True White e Iced Latte
Bebida quente Flat Caramel, Vanilla Latte, Mad Mocha,
Urban Chocolat e Matcha Latte
Bebida gelada Iced Vanilla, Salted Caramel, Back Ginger, Matcha Iced Latte e Chocold Mint


Dulca Confetteria & Caffè

Tradição e novidade

Trata-se de uma “setentona” de origem italiana que faz parte da história das famílias e bairros tradicionais de São Paulo desde 1951. Passou a ser mais uma alternativa para os pinheirenses há cerca de dois meses, com uma food bike estacionada na Sede Social, próximo à nova Praça Boulevard.

A princípio o local conta apenas com a opção de café expresso, utilizando o grão 100% arábica de torra média produzido na região do cerrado mineiro e algumas guloseimas para acompanhar, como é o caso do famoso sonho Dulca.

A novidade é que em breve a cafeteria vai consolidar sua vinda para o ECP, contando com um novo espaço exclusivo, onde ficava a antiga agência do Bradesco.

Fazendo jus à sua tradição, o projeto da nova cafeteria contará com mobiliário mais puxado para o vintage e uma loja com uma fachada bem clean, utilizando cores claras no ambiente. A partir do momento em que o local for inaugurado, o público também contará com um cardápio mais amplo de bebidas e comidas.