A Voz das Mulheres

A Voz das Mulheres

Saiba como foi o evento que reuniu as pinheirenses para opinar sobre o Clube

30/07/2025 30/07/25

O ECP criou um espaço para ouvir a opinião das pinheirenses a respeito do Clube. No dia 2 de julho, o Restaurante O Ponto recebeu mais de 60 pinheirenses — entre conselheiras, associadas e colaboradoras — que tiveram a chance de expor seus comentários sobre o que desejam para o Pinheiros nos próximos anos. A iniciativa foi idealizada pela vice-presidente da Diretoria Vera Lúcia Catani Dutra Rodrigues e tem como objetivo ampliar a participação feminina nas decisões da Direção. 

O evento começou com um bate-papo sobre menopausa com a médica Marcia Guitti. As associadas entenderam melhor esse período e tiveram dicas de como melhorar a qualidade de vida nessa fase. Em seguida, foi aberto um debate sobre as atividades que devem ser incluídas na programação do Clube, e como contemplar o público jovem e 60+. Por fim, as participantes escreveram um texto com o tema “O Clube dos sonhos”, expondo suas sugestões de como tornar o ECP ainda melhor.

Para que as conversas fossem mais objetivas, as participantes foram divididas em cinco grupos. O grupo Jovens contou com duas subdivisões: uma de mulheres de 14 a 17 anos e outra de 18 a 24 anos. As mediadoras foram Mariangela Costa de Oliveira e Zilda Ângela Ramos Costa de Oliveira. Entre as sugestões, alguns dos destaques foram divulgar eventos em locais frequentados por esse público, ter no Clube a atividade de RPG, e que seja criada uma sala para jovens conversarem e ouvirem música.

O segundo grupo debateu o tema “Inclusão e diversidade” com as mediadoras Mônica Lomonaco e Theodora Loschiavo. Entre as principais sugestões está a ampliação da acessibilidade do Clube, com criação de rampas que facilitem o acesso de associados PCD aos espaços pinheirenses. Além disso, foi solicitado que as letras da comunicação para associados 60+ fossem sempre bem grandes, para facilitar a leitura desse público. A criação de espaços de socialização também foi mencionada como uma melhoria possível.

Já o terceiro grupo fez considerações para o público de veteranos, com as mediadoras Marta Barretto Junqueira e Francesly Cecília Valery Sanzi. As associadas sugeriram aumentar o número de passeios por mês, ampliar o tempo da atividade “Plantão Tira-Dúvidas de Celulares”, e mudar o “Chá da Tarde” para um local maior, para que mais pessoas possam participar. Outras ideias que se destacaram foram a criação de um mural fixo com a programação em todas as portarias, para facilitar a divulgação dos eventos, e a proposta de atividades de artesanato. 

O grupo das Colaboradoras foi dirigido por Maria Elisa Cappellano e Débora Gonçalves de Oliveira e, entre as sugestões, duas se destacaram: ter mais atividades esportivas e um plano de carreira para os funcionários. 

E, por fim, o grupo Cultural, dirigido pela diretora de área Patrícia Cordeiro de Abreu Alessandri, discutiu a possibilidade de incluir mais palestras e eventos de música clássica na programação do ECP.


Todas as sugestões debatidas no evento A Voz das Mulheres estão em análise e será realizada uma próxima reunião em setembro para dar sequência a esse trabalho.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Guia de Programação