Águas Pinheirenses

28/02/2023 28/02/23

No mês em que é celebrado o Dia Mundial da Água, conheça uma das ações do Clube para o uso consciente desse recurso natural

O ECP conta com diversas ações de cuidado com o meio ambiente, buscando o uso sustentável dos recursos naturais e preservando a natureza. Para celebrar a data de 22 de março, em que se comemora o Dia Mundial da Água, destacamos uma dessas iniciativas: o sistema de reúso de água.

A ETAC (Estação de Tratamento de Águas Cinzas), localizada no Conjunto Esportivo e no CAD, foi inaugurada em 2019 com o objetivo de tratar as águas provenientes dos chuveiros e torneiras para reúso em atividades como jardinagem (regadio), lavagem de alamedas e abastecimento das bacias sanitárias do Centro Administrativo (CA), Centro Administrativo Operacional (CAO) e prédio do Tênis.

A Estação de Tratamento de Águas Cinzas do Clube

GOTA A GOTA

As águas são coletadas por uma tubulação exclusiva, separadas e submetidas, na ETAC, a um tratamento que utiliza a tecnologia MBBR (Moving Bed Biofilm Reactor), ou “reator biológico de leito móvel” em português. Com esse método, a água cinza é tratada em menor tempo e com alta eficiência de remoção dos poluentes, filtragem e desinfecção.

Entre os clubes de São Paulo, o ECP é pioneiro na instalação de uma estação de tratamento com essa tecnologia. As técnicas ambientais para reúso de água vêm se desenvolvendo atualmente e isso motivou a área de Meio Ambiente a implementar o sistema no Clube. Além disso, a reutilização interna do líquido diminui o consumo de água potável e o descarte na rede de esgoto, contribuindo para a economia financeira.

Ao promover a racionalização e a conservação dos recursos hídricos, a água de reúso se configura como uma prática que diminui a descarga de poluentes nas redes coletoras, reduzindo custos associados à poluição e contribuindo para a proteção do meio ambiente e da saúde pública.

CRÉDITO: DIVULGAÇÃO

Financeiro