Alison dos Santos conquistou a medalha de ouro na prova dos 400m com barreiras do Campeonato Mundial do Oregon de Atletismo, no Estádio Hayward Field, em Eugene, Estados Unidos.
Com o tempo de 46s29, novo recorde sul-americano e marca líder do ranking mundial de 2022, o atleta, conhecido como Piu, confirmou as expectativas, superando as campanhas de 2019 e 2021, quando foi respectivamente finalista no Mundial de Doha, no Catar, e ganhou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
O recorde sul-americano anterior era do próprio Alison, com 46s72, desde a conquista da medalha de bronze nos Jogos de Tóquio. O atleta bateu, ainda, o recorde do Campeonato Mundial, que era de 47s18, do norte-americano Kevin Young.
Os norte-americanos Rai Benjamim e Trevor Bassitt ficaram em segundo e em terceiro lugares, com os tempos de 46s89 e 47s39, respectivamente. O norueguês Karsten Warholm, campeão olímpico e recordista mundial, terminou na sétima colocação, com 48s42, mostrando falta de ritmo de competição devido a uma lesão recente.
FOTO: CAROL COELHO/CBAT