Existem diversas maneiras de conhecer os costumes e a história de um povo, e uma delas é por meio da produção cultural. Os animes – palavra que significa “animação” em japonês –, típicos do universo nipônico, são um dos caminhos para saber mais sobre as características do país oriental, já que as histórias apresentam hábitos e até mitos típicos da terra do sol nascente.
Para que os pequenos pinheirenses entrem em contato com o Japão e se preparem para a olimpíada de Tóquio, a revista EC Pinheiros montou uma lista com oito animes. Com clássicos da década de 1980, como Os Cavaleiros do Zodíaco, a que o público assistia na extinta rede Manchete, até desenhos que foram criados recentemente e que garantem a representatividade, como InuYasha, as sugestões a seguir encantaram gerações.
Digimon
–
Esse é um dos animes clássicos que ultrapassaram as fronteiras do Japão, ganhando o mundo e chegando ao Brasil para alegrar as manhãs dos pequenos. Na história, sete crianças são transportadas para um universo paralelo, chamado Ilha Arquivo, durante o acampamento de férias de verão. Nesse novo mundo digital, os personagens conhecem criaturas chamadas Digimon (os “digital monsters”) e se tornam seus parceiros na luta contra o mal. O tema principal do anime, lançado na década de 1990, é a relação entre a realidade concreta e a digital.
–
Dragon Ball
Esse anime nasceu como um mangá, na década de 1980, escrito por Akira Toriyama, e se tornou um clássico mundial. Em um planeta fora do nosso sistema solar mora Son Goku, garoto órfão com cauda de macaco que vive sozinho após a morte do avô. Quando conhece Bulma e a menina fala sobre as Esferas do Dragão, tem início essa fantástica aventura com batalhas épicas e torneios de luta. Um dos atrativos da série, baseada na lenda “Viagem ao Oeste”, é a evolução dos personagens da infância até a vida adulta.
InuYasha
–
Para conhecer mais de Tóquio, esse desenho, criado nos anos 2000 por Rumiko Takahashi, é a escolha certa. Higurashi Kagome é uma garota de quinze anos que vive na cidade japonesa com a mãe, o irmão e o avô, até que, certo dia, ao procurar por seu gato Buyo, é puxada para dentro de um poço no quintal de sua casa, chegando a um universo paralelo no período feudal Sengoku do Japão. Ao longo da história, a protagonista faz vários amigos e vive diversas aventuras. O mangá recorde de vendas foi adaptado para ser um anime de mais de 100 episódios.
–
Naruto
As aventuras do jovem ninja Uzumaki Naruto são narradas nesse mangá escrito por Masashi Kishimoto. O protagonista é malvisto em sua vila, Konohagakure, no Saito, por ser um dos nove inchuurikis, ninjas que abrigam dentro de seu corpo uma das nove bestas com caudas, conhecidos como bijuus. Ao lado dos amigos Uchiha Sasuke e Haruno Sakura, Naruto vive diversas aventuras, tornando-se cada vez mais forte. O sucesso da história consagrou o autor, e a partir dela surgiram animes, filmes e jogos. Além disso, Naruto tem um dos maiores fã-clubes no mundo anime.
Os Cavaleiros do Zodíaco
–
Essa série de mangá e anime, escrita por Masami Kurumada, começa quando o órfão Seiya viaja para um santuário na Grécia para conquistar a Armadura de Pégaso, usada pelos cavaleiros que servem a deusa Atena. Após realizar o feito, o protagonista entra em uma jornada em busca de sua irmã desaparecida e, para isso, terá de encontrar a Armadura de Sagitário. Lançado em 1986, Saint Seiya (título original) se tornou um clássico no Brasil ao ser exibido pela rede Manchete na década de 1990, marcando a memória de diversas gerações. Hoje, o anime está disponível na Netflix.
–
Pokémon
Um dos animes mais populares do mundo, Pokémon narra a história de Satoshi (ou Ash Ketchum, na versão dublada), um garoto de dez anos que parte de sua terra natal, Pallet, junto de seu Pikachu, para realizar o sonho de se tornar um Mestre Pokémon. Ao longo do caminho, o protagonista encontra amigos e rivais com quem aprende lições de vida. O anime é baseado em um jogo lançado em 1996 e fez tanto sucesso que originou diversos outros produtos, como filmes, brinquedos e mais temporadas do desenho.
Sailor Moon
–
O anime conta com personagens femininas fortes e, ao garantir a representatividade das mulheres, tornou-se um modelo para o público se espelhar e se empoderar. A história acompanha Usagi Tsukino, conhecida como Serena na versão dublada, uma estudante que recebe de uma gata chamada Luna a missão de proteger o mundo de forças malignas. A protagonista conta com a ajuda de quatro amigas e do garoto Tuxedo Kamen. Baseado no mangá Bishoujo Senshi, Sailor Moon, foi escrito e ilustrado por Naoko Takeuchi.
–
Cardcaptor Sakura
A história desse anime começa quando Kinomoto Sakura, de dez anos, encontra, na biblioteca do pai, um livro misterioso com várias cartas mágicas chamadas Cartas Clow, libertando-as sem querer. Ao começar a ler a obra literária, Sakura desperta Kerberos, conhecido como Kero-chan, o guardião daquelas páginas, que lhe concede a chave do calhamaço. A missão da garota é encontrar as cartas do livro e descobrir os mistérios por trás delas, em várias aventuras ao lado dos amigos. Lançada da década de 1990, Cardcaptor Sakura é um sucesso entre o público feminino.