Aplausos para o novo gramadoAplausos para o novo gramado

Aplausos para o novo gramado

04/03/2024 04/03/24

Após dois meses desativado, os associados voltam a utilizar o Campo de Futebol B com um gramado mais moderno, atrativo e seguro

Crianças no aquecimento para o início do jogo de reinauguração do campo 

Palco de grandes partidas, o Campo B foi totalmente repaginado. Digno de aplausos, o espaço está apto para receber todos os usuários de forma segura e em excelentes condições para a prática do Futebol e de outras atividades físicas.

Iniciada em dezembro do ano passado, a reforma foi executada em duas etapas. A primeira contou com a remoção do enchimento e dos tapetes de grama sintética do antigo campo. Posteriormente, foram realizados os serviços hidráulicos para a instalação de irrigação e também do sistema de amortecimento (stock pad). Em seguida veio a instalação da nova grama sintética.

A segunda fase contou com o enchimento da grama, colocação de novos alambrados, plataforma de filmagem, instalação do sistema de irrigação e, por fim, instalação das traves de gols e acessórios esportivos.


Carlinhos Brazolin interage com os jogadores mirins

INAUGURAÇÃO

Bola na rede não faltou para estrear o novo gramado, no dia 17 de fevereiro, quando o campo foi reaberto. Para testar as melhores condições para a prática do Futebol, os jogadores do Futebol Menor não deixaram por menos. Qualidade nos passes, chutes, lançamentos e, principalmente, muito chute a gol foram um show à parte. 

Com a presença da Diretoria, a inauguração do novo campo ganhou mais ênfase. O presidente do Clube Pinheiros, Carlinhos Brazolin, recordou a primeira entrega do Campo B, há dez anos, quando ainda era diretor de Relações Esportivas. Agora, como presidente, comemorou a entrega de um equipamento supermoderno. “Hoje estamos entregando um campo com a qualidade Pinheiros, mais moderno e com tecnologia. Isso só é possível graças ao associado, que merece e tem que usufruir dos melhores equipamentos”, observou o presidente.  

A diretora de Relações Esportivas, Fernanda Themudo, destacou a quantidade de beneficiados com a troca do gramado mais moderno. “Estou feliz com essa entrega. Eu jogava aqui desde quando era o campo de areia. Esse campo é direcionado especialmente ao Futebol Feminino, que cresce a cada dia, ao Futebol Menor, que tem aproximadamente 1.100 crianças inscritas, e também ao Master, que poderá jogar e ter mais segurança em relação às lesões”, disse.

Já o diretor da área de Patrimônio, Gerson Vianna, falou sobre a execução da obra, que seguiu todo o planejamento traçado. “Conseguimos concluir o projeto com antecedência. Apesar de chuvas, passagem de ano, época de férias, fizemos um planejamento que atendesse todo o processo e foi um sucesso. Tecnicamente o campo é perfeito, passou por todos os testes de laboratório e material”, finalizou.     

José Mansur, Antonio Moreno, Ricardo Luiz Iasi Moura (vice-presidente do Conselho Deliberativo), Ney Roberto Caminha David (vice-presidente da Diretoria), Guilherme Domingues de Castro Reis (presidente do Conselho Deliberativo) e Fernanda Themudo (diretora de Relações Esportivas)

Guilherme Domingues de Castro Reis (presidente do Conselho Deliberativo), Ricardo Luis Sacardo, Ricardo Luiz Iasi Moura (vice-presidente do Conselho Deliberativo) e Gerson Vianna (diretor do Patrimônio)

MODERNO, DURÁVEL E TECNOLÓGICO

A grama sintética é feita de polietileno virgem, um material sintético econômico de alta durabilidade. Tem a aparência de grama natural, mantendo o aspecto do gramado verde por muito mais tempo. Por esse motivo, o material sintético é muito popular para as áreas onde não é possível cultivar um gramado natural e, principalmente, para eliminar os custos de manutenção da grama tradicional, como poda, irrigação e controle de pragas.

Segurança: A grama sintética é feita de um material antiderrapante que ajuda a absorver impactos e que também é antiabrasivo, para evitar queimaduras e ferimentos que outros materiais sintéticos costumam causar.

Manutenção fácil: A grama sintética não requer cuidados, como rega e poda, sendo também de fácil limpeza (água e sabão neutro são suficientes).

Durabilidade: Um gramado sintético bem mantido pode durar muitos anos sem danos causados ​​pela ação da chuva, sol e utilização permanente, mantendo uma aparência de grama natural nova.

UM POUCO DO CAMPO

O primeiro campo do Sport Club Germania localizava-se na Chácara Witte, no Bom Retiro. A área era menor do que meio campo, mas suficiente para as modestas exigências da equipe. O campo usado como pasto da Cia. Viação Paulista de Bondes recebia manutenção dos jogadores antes das partidas.

Na área recém-adquirida às margens do rio Pinheiros, em 1920, foi aberto um campo ao lado da famosa figueira, onde hoje está a Pista de Atletismo. Nessa mesma área ocorriam os treinos e competições de Atletismo. Nos anos de 1930, o campo foi transferido para o local onde está o Salão de Festas. Durante mais de 20 anos foram realizados jogos nesse campo, que teve que ser abandonado com a inauguração do Salão, em 1957. Nessa época foi aberto o campo principal.

As equipes de Handebol de campo também utilizavam o campo. O Pinheiros conta hoje com dois campos de Futebol, ambos com gramado sintético da mais alta tecnologia. 

FOTOS: GUSTAVO PORTO E CENTRO PRÓ-MEMÓRIA