Assistência Social

Assistência Social

28/12/2023 28/12/23

ANDORINHAS DO BEM 

Este mês, a Revista divulga os trabalhos das Andorinhas do Bem, realizados há 10 anos pelas voluntárias do Departamento de Assistência Social (DAS)

Tudo começou com um grupo de associadas e a intenção de ajudar o próximo e oferecer apoio ao Hospital das Clínicas, Beneficência Portuguesa, Darcy Vargas, entre outros. Para isso, o Clube cede o espaço na Sala do Carteado todas as quartas-feiras para as Andorinhas produzirem as peças. 

Um dos primeiros trabalhos realizados pelas voluntárias foi desenvolvido pelo HC. Trata-se de um aparelho feito de garrafa PET e apelidado de “soprinho”, que é utilizado por crianças com câncer ou outras doenças pulmonares. O objeto, usado somente em ambiente hospitalar, deve ser monitorado por profissionais
da fisioterapia. 

Outra atividade é a confecção de almofadinhas de tecido para mulheres mastectomizadas. A peça ajuda no alívio de dores e nos movimentos dos braços.

Hoje as Andorinhas contam com 15 voluntárias que não param de trabalhar. Além dos soprinhos e das almofadinhas, fazem gorros, luvas, cachecóis, faixas para pacientes em tratamento de câncer e mantas para crianças e adultos em situação de vulnerabilidade. Os trabalhos continuam com a confecção de colares, chaveiros e tiaras.

Há também os kits de higiene oferecidos às mães que levam seus filhos para consultas regulares e recebem a notícia de que serão hospitalizados.


ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO

No dia 13 de dezembro, os voluntários do DAS se reuniram no restaurante Fresto para um almoço de confraternização de fim de ano. Na ocasião, a presidente do departamento, tenente-coronel Glauce Roquini Brazolin, e o presidente do ECP, Carlos Alexandre Brazolin, agradeceram aos presentes mais um ano de muito trabalho em favor dos mais necessitados.  


FOTOS: DIVULGAÇÃO