Atenção, em obras!

Atenção, em obras!

31/03/2025 31/03/25

O ECP vem passando por uma série de melhorias e atualizações para se manter como um dos mais bem equipados e modernos clubes de esporte e lazer do País

A expressão “trocar o pneu com o carro andando” é uma espécie de mantra da equipe de profissionais que cuidam dos projetos de infraestrutura e obras do ECP. Afinal, entre as missões dessa turma, está a de realizar reformas, melhorias e readequações de forma a causar o mínimo de interferência no dia a dia do Clube e dos seus associados. E esse é um mantra invocado com frequência. 

O ECP vem passando por uma série de intervenções físicas – das quase invisíveis aos olhos dos frequentadores às que interferem em símbolos caros, como a reforma da Pista de Atletismo –, a fim de que continue crescendo de forma sustentável e que continue oferecendo sempre o melhor ao seu público.

A seguir, um resumo das principais obras que aconteceram nos dois últimos anos, as que estão em andamento e as que devem começar em breve.


PISTA DE ATLETISMO

Um dos maiores símbolos do Clube, ícone do seu DNA olímpico, a Pista de Atletismo deve ser entregue inteiramente renovada aos pinheirenses até a segunda quinzena de maio. Há alguns meses, o equipamento é objeto de uma reforma completa. O antigo piso foi inteiramente removido. Em seu lugar está sendo moldado um novo pela empresa italiana Mondo, responsável pelas pistas de atletismo das maiores competições internacionais. É dela, por exemplo, a pista lilás dos Jogos Olímpicos de Paris, no ano passado. A nossa — e nem poderia ser diferente — será no azul característico do Pinheiros. Além da pista, que segue padrões internacionais de excelência, o espaço vai contar com um novo sistema de iluminação e de irrigação, além de receber adaptações para melhor atender algumas das atividades que acontecem ali, como o programa Ativas ECP, que passará a contar com uma área específica.


ACESSIBILIDADE

Diversas áreas vêm passando por obras que visam adequar o Clube à norma NBR 9050, que trata da acessibilidade de espaços, edificações e mobiliário. Para dar racionalidade ao trabalho, minimizar transtornos e otimizar prazos e custos, o terreno do ECP foi dividido em nove setores, que vêm sendo sucessivamente reformados. As intervenções estão em fase final nos setores de 1 a 4, os de maior concentração de público, e envolveram a troca do piso das alamedas — por um do tipo intertravado —, nova sinalização, melhorias de acesso, instalação de corrimões, entre outras providências. O pavimento ao redor do Salão de Festas — apesar de localizado no setor 9 — foi priorizado e já recebeu as placas de piso intertravadas, uma vez que o material original se encontrava bastante danificado. As obras seguem nos setores de 5 a 9.


PISCINAS INFANTIS

A reforma das piscinas infantis do Centro Poliesportivo seguiu dois eixos principais. O esportivo prevê a atualização tecnológica dos equipamentos e sua ampliação. Cada piscina ganhou uma raia a mais, aumentando assim a capacidade. O outro eixo visou a segurança e o conforto fora da água. A área externa às piscinas ganhou um deck, que está voltado para a rua Hans Nobiling. Da nova área, pais e responsáveis podem acompanhar as aulas e a evolução das crianças no esporte.


CAMPO DE FUTEBOL B E QUADRAS POLIESPORTIVAS

O Campo de Futebol B é a síntese perfeita do espírito esportivo do ECP. Um espaço gregário e democrático, que reúne os amantes do Futebol de todas as idades: crianças, pais, mulheres e veteranos. Em janeiro do ano passado, o campo ganhou um novo gramado sintético de primeira linha. Ao novo piso somou-se um novo alambrado e diversas outras melhorias além das quatro linhas: ajustes no sistema de iluminação, troca das arquibancadas, renovação dos bancos de reservas e a instalação de uma cabine para filmagem e transmissão dos jogos.

Outro espaço de uso intensivo dos associados são as quadras poliesportivas, localizadas no quarto andar do Centro Esportivo (CE). São equipamentos modulares, configurados de acordo com o uso, onde acontecem aulas e treinos das mais diferentes modalidades, como Basquete, Vôlei e Badminton, entre outros esportes. O sistema de iluminação dessas quadras foi inteiramente revisado e modernizado. No momento, acontecem as obras de revitalização das 12 quadras de saibro, que estão sendo equipadas com sistema de irrigação, e das duas quadras rápidas de Tênis.


FITNESS

A Academia do ECP está entre as maiores da América Latina em tamanho e público. São mais de oito mil inscritos e um fluxo diário de três mil frequentadores, aproximadamente. Um espaço com tamanho movimento e demanda necessita de manutenção e renovação constantes. A academia, por exemplo, acabou de receber seis novos aparelhos que simulam uma subida de escada. E, até abril, estava prevista a chegada de 30 novas esteiras, que substituirão as antigas. O espaço também está recebendo um novo sistema de ar-condicionado, mais eficiente e econômico. O antigo, devidamente recondicionado, ficará como equipamento reserva numa eventual falta do principal.


REFEITÓRIO DOS FUNCIONÁRIOS

A reforma do refeitório dos funcionários e prestadores de serviço desafiou a equipe de obras do Clube, uma vez que o espaço teve de permanecer em atividade enquanto era totalmente renovado. O equipamento funciona de forma quase ininterrupta. Fecha em pequenos intervalos ao longo de 24 horas. Diariamente, são servidas em média 1.800 refeições — chegando a 2.300 em períodos de pico — em quatro turnos: café da manhã, almoço, jantar e ceia.


Melhorias e manutenções

PILATES

O Pilates é uma prática que vem ganhando cada vez mais adeptos, e no Pinheiros o fenômeno não é diferente. As aulas atendem hoje quase 400 associados e há fila de espera por vagas. Para equacionar a demanda, a capacidade de atendimento do Pilates está sendo ampliada. Além da sala onde já acontecem as aulas, um novo espaço foi readequado e acabou de receber três novos conjuntos de equipamentos para a prática. E, até o final de abril, está prevista a instalação na nova sala de mais três conjuntos de equipamentos, triplicando, assim, o número de vagas oferecidas.


BASTIDORES DO TEATRO

As salas e banheiros que equipam os bastidores do teatro do Centro Cultural e Recreativo (CCR) passaram por uma readequação, que incluiu pintura, troca de piso e ajustes diversos. As salas não atendem apenas os espetáculos teatrais. No dia a dia abrigam diversas aulas e oficinas que acontecem no ECP e que passaram a oferecer mais conforto aos usuários.


As melhorias a seguir já foram apresentadas para apreciação do Conselho Deliberativo:

O QUE VEM POR AÍ

O projeto de ampliação do Fitness prevê o reajuste de áreas e configurações, além de um novo posicionamento de salas e banheiros, de maneira a ganhar espaço para a instalação de 24 novos aparelhos. O remanejamento também prevê a readequação da área de peso livre, a fim de oferecer mais segurança e conforto aos usuários.

Está prevista a reforma completa da Pizzaria do CCR, de maneira a dobrar a sua capacidade de atendimento. As melhorias envolvem também o edifício, com a instalação de um novo sistema de ar-condicionado e um segundo elevador para melhorar a acessibilidade.

A terceira etapa da renovação do prédio do Centro Administrativo envolve a reforma do primeiro andar, onde está localizada a Central de Atendimento. A nova configuração traz um espaço mais integrado e tecnológico: a área de caixas e pagamento deixa de existir, e em seu lugar estarão mesas de atendimento em que o associado realiza diversas operações, entre elas pagamentos. Serão criados espaços específicos para o atendimento da Ouvidoria e para o processo de transferência de título, garantindo mais conforto e privacidade aos associados. 

O primeiro andar ainda vai abrigar o acervo do Centro de Memória. O espaço, de cerca de 100 metros quadrados, será climatizado e terá controle de umidade, de maneira a preservar a integridade dos documentos que registram os 125 anos de história do ECP. 


PROJETOS FUTUROS

Existem cinco grandes projetos que se encontram em fase de conceituação e estudos de viabilidade técnica e legal. São intervenções consideradas essenciais para garantir o bom funcionamento do ECP nos próximos anos. A primeira delas é a construção de um segundo ginásio poliesportivo. A ideia é que o edifício seja erguido no lugar dos ginásios mais antigos. Outro grande projeto é a ampliação do Prédio do Tênis. A atual construção ganharia mais dois andares de quadras, além do aproveitamento do teto, que teria canchas ao ar livre. O terceiro projeto prevê a demolição do prédio que hoje abriga a sauna e a construção, em seu lugar, de um complexo que reuniria todas as atividades de saúde, bem-estar e estética que o ECP oferece, como fisioterapia, RPG e massagem, entre outros itens.

Os projetos restantes têm como objetivo repaginar espaços e repensar suas funcionalidades. Um deles é a revitalização do andar térreo do Prédio do CCR; o outro é a reforma do primeiro andar da Sede Social, espaço nobre do Clube.


Obras que ainda serão apresentadas pela Diretoria ao Conselho Deliberativo:

A construção de uma loja conceito com produtos da marca ECP, que ocuparia um espaço estratégico próximo à Portaria do Tênis, com acesso tanto para os associados quanto para o público que circula na confluência da avenida Brigadeiro Faria Lima com a rua Angelina Maffei Vita. E a revitalização do Memorial dos Presidentes e a recuperação da fachada da Sede Social.

FOTOS: MARCELO PRAIS/ECP

Palavra de especialista

Radar