Badminton

29/11/2022 29/11/22

Teresina

Entre os dias 21 e 25 de setembro, foi realizada a 5ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Badminton, no Complexo Esportivo de Badminton da Universidade Federal do Piauí, em Teresina.

Concorreram os 16 melhores do ranking nacional, por isso todas as partidas foram de alto nível. O Clube foi representado pelos atletas Enzo Sugiura, Eduardo Pierini, Francisco Brandão, Mateus Cutti e Sofia Alonso, acompanhados do técnico Rafael Lajusticia. No final, os atletas pinheirenses terminaram com 6 medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e 3 de bronze, e todos subiram no pódio. Os bronzes foram conquistados por Eduardo Pierini e Mateus de Jesus (Ibirama) na dupla masculina Sub-17, que obteve a mesma posição na dupla mista Sub-17, em parceria com Eduarda Prates (CEB Paraíba). O terceiro lugar veio com Enzo Sugiura e Francisco Brandão na dupla masculina, que disputaram a semifinal contra Mateus Cutti, jogo esse decidido em emocionantes 2 games a 1. Os segundos lugares ficaram com Sofia Alonso, na dupla mista Sub-19, com João Mendonça (CAP) e, na dupla feminina Sub-19, com Aline Miyabara (CAP). O ouro foi conquistado por Mateus Cutti, na dupla masculina, junto com Alisson Vasconcellos (Toledo), em uma final de mais de uma hora, após terem derrotado Enzo e Francisco, na semi, em outra grande partida.

Enzo Sugiura, Mateus Cutti, Eduardo Pierini, Rafael Lajusticia, Sofia Alonso e Francisco Brandão

São Bernardo

Nos dias 24 e 25 de setembro, aconteceu no Centro de Treinamento de Badminton de São Bernardo do Campo a 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Badminton para pessoas acima de 30 anos. O Pinheiros tem sido uma das equipes mais competitivas nos últimos 10 anos. O ECP se juntou a outras 20 equipes do estado para a disputa, sendo representado pelos atletas Jean Paul Metzger, Luciana Pierini, Renato Campi Júnior, Renato Narkevitz, Ricardo Lobo e pelo estreante Eduardo Giuliani. O Clube conquistou 4 medalhas, sendo uma de prata e 3 de bronze. O vice-campeonato veio com Renato Campi Júnior na simples masculina master 3. Os terceiros lugares ficaram com Jean Paul e Renato Campi na dupla masculina master 2, Luciana e Jean Paul na dupla mista master 1 e Eduardo na simples masculina master 2.

São José do Rio Preto

A equipe de Badminton do Pinheiros participou também da 4ª Etapa do Campeonato Estadual de Badminton, realizada em São José do Rio Preto, nos dias 10 e 11 de setembro. Por conta do planejamento para futuras competições, alguns jogadores foram poupados, mas, mesmo assim, os atletas pinheirenses garantiram várias medalhas. O Clube foi representado por Aline Brasil, Eduardo Pierini, Enzo Sugiura, Gianfranco Dieguez, Pedro Pulcinelli, Vinícius Silvestre e a estreante Gabriela Lepera, acompanhados do treinador Pedro Pahor. Todos voltaram com medalhas. O ouro veio com Enzo Sugiura, na simples masculina A, sem ceder games aos adversários. Aline Brasil foi prata na simples feminina C e na dupla mista C, com Vinícius Silvestre. Vinícius voltou ao palanque na dupla masculina D, com um bronze em parceria com Gianfranco, que também obteve a terceira colocação na simples masculina D. Eduardo Pierini e Enzo ficaram também com o bronze na dupla masculina A especial. Os atletas mais jovens, Pedro Pulcinelli e Gabriela Lepera, ficaram com o 3º lugar na dupla mista Sub-17, jogando em alto nível e mostrando um ótimo potencial futuro.

Gabriela Lepera, Aline Brasil, Eduardo Pierini, Pedro Pahor, Gianfranco Dieguez, Enzo Sugiura, Vinícius Silvestre e Pedro Pulcinelli

Brazil International Series

Entre os dias 14 e 18 de setembro, o associado Mateus Cutti, acompanhado do treinador Rafael Lajusticia, esteve em Teresina para a disputa do Brazil International Series de Badminton, competição que distribui pontos no ranking mundial de Badminton. Na simples, Mateus, atualmente o número 712 do mundo, enfrentou o forte português Bernardo Atiliano, o 109º da lista, que vem participando dos maiores torneios do mundo.

Jogando sob um calor de quase 40º C, Mateus acabou derrotado por 2 games a 1, mostrando um jogo de excelente nível para competir com os grandes do circuito. Nas duplas, ele e Alisson Vasconcellos avançaram duas rodadas antes de perderem nas quartas de final para os cabeças de chave 1 e 76 do mundo, Jonatan Solis e Anibal Marroquin, da Guatemala.