CAMPEONATO SUL-AMERICANO
Ocorreu em dezembro, em Maracayo, Venezuela, a edição de 2023 do Campeonato Sul-Americano de Badminton, envolvendo os melhores jogadores do continente. Entre os membros da equipe brasileira estavam os atletas Caio Silva, Natalya Geisler e Mateus Cutti, além do treinador Rafael Lajusticia. Todos estiveram presentes na vitória brasileira na competição por equipes, com vitória sobre o Peru, por 3 jogos a 2, retomando o título de maior potência da América do Sul. Na competição individual, Mateus teve um desempenho de destaque, voltando para casa com duas medalhas, um bronze na Dupla Masculina, com Alisson Vasconcellos, e uma prata na disputa da Simples Masculina.
Mateus Cutti, Rafael Lajusticia e Caio Silva
CIRCUITO ESTADUAL
Ocorreu em novembro a última etapa do Campeonato Estadual Aberto de Badminton, na Associação Esportiva Mocoquense, na cidade de Mococa. A competição reuniu 23 clubes de todo o estado em dois dias muito quentes. A equipe pinheirense esteve lá representada pelos atletas Aline Brasil, Caio Silva, César Bianchi, Fábio Moreira, Gabriel Nery, Gabriela Lepera, Henrique Mendonça, Miguel Petti, Natalya Geisler, Otávio Vasques, Pedro Pulcinelli, Renato Gonzalez Campi e Vinícios Evangelista; acompanhados pelos treinadores Paulo Nunes e Pedro Pahor. Ao final das disputas, o ECP terminou com 1 ouro, 5 pratas e 6 bronzes, totalizando 12 pódios. Confira abaixo as conquistas:
OURO
Henrique Mendonça – Simples Masculina Sub-19
PRATA
Pedro Pulcinelli – Simples Masculina Sub-19
Gabriela Lepera e Pedro Pulcinelli – Dupla Mista Sub-17
Caio Silva e Vinícios Evangelista – Dupla Masculina A Especial
Natalya Geisler – Simples Feminina A Especial
César Bianchi e Miguel Petti – Dupla Masculina Sub-13
BRONZE
Caio Silva – Simples Masculina A Especial
Vinícios Evangelista – Simples Masculina A
Natalya Geisler e Leandro Santos (CAP) – Dupla Mista A Especial
Otávio Vasques – Simples Masculina B
Gabriel Nery e Otávio Vasques – Dupla Masculina B
Gabriela Lepera – Simples Feminina Sub-17
Esse total fez com que a temporada 2023 se tornasse a de maior sucesso para o Badminton azul e preto no circuito estadual, totalizando 66 medalhas na soma de todas as etapas, sendo 16 de ouro, 15 de prata e 35 de bronze; superando os 61 pódios de 2022. A equipe pinheirense terminou a temporada de 2023 com a segunda colocação geral no ranking por equipes, com 2.065,00 pontos na soma de todas as etapas. Para efeito de comparação, em 2022, marcamos 1.590,00 pontos no decorrer da disputa, e é a primeira vez que terminamos no top 3 na categoria. Isso demonstra que a equipe, além de um crescimento quantitativo, vem apresentando uma significativa melhora no seu nível de jogo.
Equipe pinheirense no último Estadual de 2023
JOGOS ESCOLARES BRASILEIROS (JEBS)
A atleta Vivian Nanami Iha e o treinador Pedro Pahor fizeram parte da Delegação Paulista de Badminton na edição deste ano dos Jogos Escolares Brasileiros, o JEBs, realizado em Brasília. A competição reuniu os dois melhores jogadores de cada naipe na categoria de 12 a 14 anos dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal.
Vivian se classificou em primeiro na seletiva paulista e saiu da capital federal com duas pratas, na simples feminina e na dupla feminina na Série Ouro, o que garantiu ao estado de São Paulo o segundo lugar na classificação geral da modalidade.
Vivian Iha e Pedro Pahor
FOTOS: DIVULGAÇÃO