Badminton

Badminton

28/05/2024 28/05/24

PAN-AMERICANO 

PAN-AMERICANO 

Foi disputado, na cidade da Guatemala, a 27ª edição do Campeonato Pan-Americano de Badminton. O torneio contou com a presença de 120 atletas de 14 países. Não foi a primeira participação de um pinheirense na competição, pois Mateus Cutti já participou em 2018, mas foi a primeira vez que os atletas pinheirenses voltaram com medalhas.

As conquistas vieram com Jaqueline Lima e Fabrício Farias, nas duplas femininas e mista.

Na mista, os dois venceram jogos difíceis. O primeiro foi contra os guatemaltecos Ramiro Espinoza e Adriana Chiong (21/07 e 21/10), na rodada de 1/32. Nas oitavas de final, houve um jogo contra os canadenses Jonathan Lai e Crystal Lai, vencidos também em games diretos, com parciais de 24/22 e 21/16.  

Nas quartas, houve uma partida decisiva para a medalha, pois, no Badminton, quando se chega à semifinal, é garantido pelo menos o bronze. Os atletas derrotaram outra dupla brasileira, Matheus Voigt e Tamires Santos, do Paulistano, por 2 a 0. Na semi, acabaram perdendo para a dupla classificada para os Jogos Olímpicos de Paris, os estadunidenses Vinson Chiu e Jennie Gai, por 21/15 e 21/19.

Na Dupla Feminina, Jaqueline atuou ao lado de Samia Lima e também conquistou o bronze. Cabeças de chave número três do evento, derrotaram as mexicanas Haramara Gaitan e Sabrina Solis, nas oitavas de final, por 21/19 e 21/19, passando na rodada seguinte por Jeslyn Chow e Elaina Zhang, do Canadá, em melhor de três games (21/18, 18/21 e 21/14). Na semi, foram eliminadas pelas também olímpicas Annie e Kerry Xu.

Com isso, das três medalhas obtidas no Pan, duas foram de atletas pinheirenses. A outra foi o bronze de Ygor Coelho, na Simples Masculina.


2ª ETAPA CAMPEONATO REGIONAL

Os atletas pinheirenses participaram da 2a Etapa do Campeonato Regional, classificatória para a etapa de Presidente Prudente do Campeonato Estadual. Representaram o Badminton Azul e Preto os atletas Andrea Wunderlich, César Bianchi, Gianfranco Dieguez, Pedro Pulcinelli, Renato G. Campi, Miguel Petti e Victor Kuribara, que fez sua estreia em torneios oficiais. Ao final da disputa, o Clube terminou com um ouro (César Bianchi na Simples Masculina Sub-13) e três bronzes, com Andrea na Simples Feminina C, Pedro na Simples Masculina 17 e Miguel na Simples Masculina Sub-15.

Pedro Pulcinelli, Andrea Wunderlich, Renato Campi, Miguel Petti, Pedro Pahor, Theo Kuribara, Victor Kuribara e Gianfranco Dieguez

FOTOS: DIVULGAÇÃO