BRICS GAMES
A competição foi realizada na cidade de Kazan, na Rússia. Os jogos são um evento multiesportivo anual organizado sempre por um país pertencente ao bloco econômico.
O Brasil participou com 112 atletas, competindo em 15 das 27 modalidades no programa, dentre elas no Badminton, com a primeira participação de uma equipe brasileira. A delegação foi composta por Pedro Mendonça, Sayane Lima, Júlia Vitória e pelo pinheirense Welton Juvenal Menezes, que conquistou a medalha de prata na Simples Masculina. O treinador selecionado foi Alisson Vasconcellos. No total, 60 países participam dos jogos.
Na fase de grupos, Welton Juvenal passou em primeiro, sem ceder games aos adversários, batendo Mohammad Jamshidi, do Afeganistão (21/09, 21/15), Alfousseini Assarki, de Mali (21/07, 21/04), e Husam Raee (21/08, 21/05), da Síria.
Nas oitavas de final, Welton Juvenal eliminou Abdoul Tapsoba, de Burkina Faso (21/06, 21/15), e nas quartas o brasileiro Pedro Mendonça, do Paulistano, por 21/17 e 21/12. Com a medalha garantida, o brasileiro acabou batido na semifinal pelo atleta olímpico da Rússia Sergey Sirant.
O atleta pinheirense Welton Juvenal
BRASILEIRO INTERCLUBES
A equipe pinheirense conquistou nove medalhas na 2ª etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes, disputado no Clube Curitibano, no Paraná. Acompetição contou com 496 atletas de 17 estados, representando 63 clubes.A equipe do Azul e Preto, comandada pelo técnico Rafael Lajusticia, contou com Caio Silva, Eduardo Pierini, Fabrício Farias, Gabriela Lepera, Jaqueline Lima, Luca Galhanone, Mateus Cutti, Natalya Geisler, Vivian Iha e Welton Menezes.
Os primeiros lugares foram conquistados por Fabrício e Jaqueline, na Dupla Mista, ao vencerem Lohaynny Vicente e Arthur Pomoceno por 21/18 e 21/0. Antes, Jaqueline havia conquistado o ouro na Dupla Feminina, ao lado de Sâmia Lima (Joca Claudino), vencendo Maria Clara e Maria Júlia (Recreio da Juventude), com parciais de 21/14 e 21/17.
Vivian Iha deixou Curitiba com duas medalhas de ouro, mostrando a grande ascensão que atravessa na modalidade. Foi campeã na Simples Feminina e na Dupla Mista. Na simples venceu Laura Roviezzo (Bunka SCS) por 21/12 e 21/18. Na Dupla Mista jogou com Fhelipe Santos (JOCA Claudino), com duplo 21/0, ratificando a posição de melhor dupla do Brasil. Outra medalha conquistada por atleta do Pinheiros foi de Luca Galhanone, que, jogando com Pedro Tirolli (SBB), ficou com a prata na Dupla Sub-19-B.
Os terceiros lugares, além do já citado de Vivian e Laura na Dupla Feminina Sub-17, vieram com Caio Silva e Welton Menezes, na Dupla Masculina, categoria que também contou com o bronze de Fabrício Farias com Davi da Silva (MIRATUS) e de Welton com Bianca Lima (BBC), na Dupla Mista B.
Na primeira fila, atrás: Mateus Cutti, Welton Menezes, Fabrício Farias, Rafael Lajusticia, Luca Galhanone e Caio Silva. Na frente: Gabriela Lepera, Vivian Iha, Jaqueline Lima, Eduardo Pierini e Natalya Geisler
2ª ETAPA ESTADUAL
A 2ª etapa do Campeonato Estadual de Badminton foi realizada emPresidente Prudente, interior de São Paulo, e a equipe pinheirense conquistou 10 medalhas, sendo três de ouro, três de prata e quatro de bronze. Participaram da competição 169 atletas.
Representaram o Clube os atletas Caio Silva, César Bianchi, Julia Roxo, Miguel Petti, Natalya Geisler, Otávio Vasques, Vivian Iha, Welton Menezes, além de Jaqueline Lima e Fabrício Farias, que estão estreando pelo Pinheiros em competições, comandados pelo treinador Rafael Lajusticia.
A dupla pinheirense Jaqueline e Fabrício, atuais 58º do ranking mundial, foram colocados pela federação para jogar na categoria A e não na A Especial, que é onde está a elite do Badminton paulista, e venceram a disputa sem dificuldade, conquistando o primeiro ouro pinheirense. Vivian Iha veio logo na sequência com o título da Simples Feminina B, garantindo o seu acesso à categoria A aos 14 anos de idade, sendo a mais jovem nessa divisão. O último ouro veio com Caio Silva e Welton Menezes na Dupla Masculina A Especial.
Os segundos lugares foram assegurados por Natalya Geisler, na Simples Feminina A Especial, Natalya Geisler e Vivian Iha, na Dupla Feminina A Especial, e por Welton Menezes, na Simples Masculina A Especial.
Por fim, subiram no pódio com o bronzeCaio Silva, na Simples Masculina A Especial, Otávio Vasques, na Simples Masculina B, Otávio Vasques e Enzo Anzai (SEMEPP),na Dupla Masculina A, e Julia Roxo, na Simples Feminina Sub-15. César e Miguelnão conseguiram medalhas dessa vez, mas venceram partidas e mostraram um bom nível.
Fabrício Farias, Otávio Vasques, Welton Menezes, Rafael Lajusticia e Caio Silva. Na frente: Jaqueline Lima, Julia Roxo, Miguel Petti, César Bianchi, Natalya Geisler e Vivian Iha
ESTADUAL
A 2ª Etapa do Campeonato Estadual Sênior foi realizada na Sociedade Hípica de Campinas. Representaram o ECP os atletas Jean Paul Metzger, Renato Campi Júnior e Ricardo Lobo, que disputavam um total de três medalhas, sendo que, por estarem na mesma categoria, num cenário perfeito, voltariam de Campinas com dois ouros e uma prata, mas acabaram retornando ao Clube com dois ouros e um bronze.
O bronze veio com Ricardo Lobo, na Dupla Masculina Master 2, ao lado de Ricardo Moreira, do Santos Athletic Club, que venceu duas partidas até cair na semifinal para a dupla composta por Gilson Romão e José Carlos da Silva (ACENBO), por 21/19 e 21/13.
Contudo, os atletas de Osasco enfrentaram na final justamente a dupla formada pelos pinheirenses Jean Paul Metzger e Renato Campi, que triunfaram por 2 games a 1, com parciais de 17/21, 21/17 e 21/13, conquistando o primeiro ouro do Badminton azul e preto no torneio.
Completando as conquistas, Renato foi o campeão da Simples Masculina Master 3, vencendo seus confrontos sem ceder games aos adversários.
Jean Paul Metzger, Renato Campi Jr., Ricardo Moreira e Ricardo Lobo
FOTOS: DIVULGAÇÃO