POR MARCELO FAISAL*
“Há seis anos, a convite do nosso querido e saudoso Walter Silva (ex-conselheiro e ex-diretor executivo de Serviços Gerais) recebi o desafio de responder pelos jardins do ECP. Mais do que um desafio, foi um prazer. Como paisagista, me vi em um grande parque de diversão. Passados esses anos, tenho o reconhecimento dos associados de que os jardins pinheirenses ganharam beleza e maturidade.
Dentre alguns trabalhos realizados, posso destacar a recuperação do Jardim do Lago, que ganhou acesso em toda a sua obra, com áreas de estar e convivência, iluminação e valorização paisagística.
O jardim do Espaço Gastronômico e de Convivência Alameda foi um grande desafio por ser uma área de interesse cultural, pois ali criamos, junto com a lanchonete, uma praça de eventos que trouxe uma grande revitalização à antiga Cabana do Pai Tomás.
Importante obra paisagística foi o Boulevard da Sede Social. A área de serviço foi transformada em uma grande praça de convivência, com o apoio do Tucumã Bar Snooker, e agora com o Café Dulca, que são espaços extremamente confortáveis entre árvores centenárias em um calçadão que permite um belíssimo passeio.
O jardim do Tucumã Bar Snooker se transformou em uma das áreas de convivência externa mais importantes, nobres e agradáveis. Na entrada principal do Clube, tem-se o prazer de ver e ser visto, entre mesas e ombrelones, com um paisagismo que isola e protege.
Além das áreas citadas, fica claro, por entre percursos variados e surpreendentes, que nem mesmo eu conhecia, o cuidado com todos os jardins, tanto de sol como de sombra, assim como os jardins de vegetação e os floridos, tão desejados pelos pinheirenses.
Restauramos também o Relógio das Flores e criamos áreas de convivência com bancos e poltronas em diversos pontos estratégicos, permitindo um passeio agradável e confortável.

Por fim, estou certo de que, passando a pandemia, na próxima primavera, estaremos juntos no nosso prazeroso e já consagrado Garden Tour, passeio realizado com os amantes da paisagem, por entre os jardins, conhecendo, entendendo e aperfeiçoando com os pinheirenses o nosso grande patrimônio verde.”

*Marcelo Faisal é arquiteto, agrônomo e paisagista. Alia em seus projetos valor estético, descontração e a experiência acumulada em mais de 20 anos de profissão.