Bicentenário da imigração alemã no Brasil

Bicentenário da imigração alemã no Brasil

21/08/2024 21/08/24

O Centro Pró-Memória prossegue com a publicação de artigos em homenagem à contribuição alemã com a formação da cultura brasileira e a história do ECP. O tema dessa vez é a influência germânica na arquitetura pinheirense

Quem caminha pela alameda principal, próximo às piscinas externas, talvez não imagine que o Parque Aquático foi construído com influências da arquitetura alemã. O espaço pinheirense teve a primeira piscina inaugurada em 1933 e é um dos exemplos de como a cultura germânica se faz presente em locais do Clube.

No então chamado Sport Club Germania, a influência alemã nas construções também esteve presente nos projetos arquitetônicos da Sede da Gesellschaft Germania, na rua Dom José de Barros, e no restaurante ao lado da Casa de Barcos. O ECP refletia e reflete as muitas marcas que o país europeu deixou na arquitetura brasileira.

O estilo enxaimel, mesmo já fora de moda na própria Alemanha, foi muito usado principalmente no Sul do País. A urbanização de São Paulo também empregou o estilo germânico. O neoclássico e o eclético foram uma tendência no século XIX. Hoje, muitas construções célebres na cidade são obras de alguns desses imigrantes alemães.

Essa arquitetura de influência germânica trazia o acolhimento perfeito para as tradições e manifestações culturais das famílias alemãs: as atividades ao ar livre, a prática de esportes, as festas e o convívio social.

Esse ambiente bucólico dos primeiros tempos do Germania às margens do rio Pinheiros foi registrado com maestria pelas lentes de Max Engelhardt, um dos primeiros presidentes do Clube, que também contribuiu financeiramente para a compra do terreno atual.

Engelhardt legou uma coleção de fotografias estereoscópicas (3D), que foram incorporadas ao acervo do Centro Pró-Memória e até hoje causam impacto pela beleza, testemunho histórico e ousadia tecnológica no efeito de terceira dimensão.

Casa de Barcos na década de 1920, primeira construção do Clube no terreno atual

Restaurante da piscina na década de 1940

Ponte de acesso ao vestiário feminino junto ao rio Pinheiros, na década de 1920

Cocho utilizado para natação no rio Pinheiros, na década de 1920

Restaurante alemão ao lado da Casa de Barcos, na década de 1920


Centro Pró-Memória Hans Nobiling 
Exposição/Sede Social: diariamente a partir das 10h
Administração/Centro Administrativo: tel.: 3598-9715/9716

FOTOS: CENTRO PRÓ-MEMÓRIA

Jogos paralímpicos de Paris 2024