BOXE <br>um esporte completo

BOXE
um esporte completo

01/02/2024 01/02/24

Ao contrário do que muitos pensam, o Boxe não é um esporte violento e pode ser praticado por pessoas de todas as faixas etárias

Para aqueles que não se atraem pela rotina da musculação, praticar esportes é uma excelente alternativa para melhorar a forma física e obter uma vida mais saudável. Uma das modalidades que tem conquistado muitos adeptos é o Boxe, por oferecer uma série de benefícios para o corpo e para a mente. 

No Clube Pinheiros, o Boxe é voltado para a recreação, desenvolvendo a coordenação, o raciocínio, a distância, o equilíbrio, o reflexo, a autoestima e a autoconfiança, além de condicionamento físico geral. “É um esporte completo e pode ser explorado por qualquer pessoa, até mesmo por crianças”, concorda o diretor do Boxe do Clube Pinheiros, Andre Malfatti.

“Faço Boxe há oito meses, de três a cinco vezes por semana. Sou ex-atleta profissional do Handebol e, quando parei de praticar a modalidade, ganhei peso. Já consegui perder 5 kg. ”
Luis Gustavo Guardia – praticante 

“Vejo o Boxe como uma maneira de socializar mais as pessoas. Além do que é um ótimo aditivo para amenizar o estresse do dia a dia. Percebo que após os treinos as pessoas estão mais calmas.”Peter Venâncio – instrutor

“Sou outra pessoa depois que comecei a praticar Boxe, há sete anos. As mulheres precisam conhecer mais o Boxe do Pinheiros, que é voltado para a recreação.”
Flavia Boturão – praticante


MULHERES E CRIANÇAS, PRATIQUEM BOXE!

Mulheres e crianças que querem viver uma experiência esportiva diferente podem experimentar as aulas da professora Rose Volante, a primeira brasileira campeã mundial de Boxe. Há um ano dando aulas no Clube, ela garante que o Boxe do Pinheiros proporciona inúmeros benefícios, como perda de peso e aumento da tranquilidade e do bem-estar. 


“No Clube fazemos um trabalho de incentivo para que as mulheres pratiquem o esporte. Nas minhas aulas, o Boxe é intercalado com exercícios de circuito funcional e alongamento.”
Rose Volante – instrutora  

“Nenhum outro esporte me oferece tanto condicionamento físico como o Boxe. Também pratico Tênis e já trouxe vários amigos para o Boxe.” 
Rodrigo Sottovia – praticante

“O Boxe não é um esporte violento, a violência está nas pessoas. No ECP os treinos são recreativos, uma terapia tanto para homens quanto para mulheres e crianças.”
Messias Gomes – instrutor e coordenador do Boxe no ECP  

“O Boxe agressivo não é praticado no ECP. O Boxe aqui no Pinheiros é restrito à recreação e trabalha muito o condicionamento, o raciocínio e a coordenação motora.”
Juan Antonio Diaz – instrutor


OS PROFESSORES

Messias Gomes – chefe/técnico da seleção feminina de Boxe no Mundial da China de 2008. Chefe/técnico da seleção brasileira/equipe brasileira no Equador. Treze títulos mundiais de Boxe na carreira como treinador.

Peter Venâncio – Boxe olímpico: representou o Brasil nas Olimpíadas de Seul/Coreia em 1988. Participou do Campeonato Amador Mundial em 1986. No profissional, foi campeão latino da WBA WBC e campeão brasileiro. 

Juan Diaz –  Boxe olímpico: campeão de Barrios, campeão estadual, campeão patagônico, campeão nacional. Sul-Americano, Pan-Americano: participação em jogos mundiais em Seul/Coreia – 1985 e participação em Olimpíadas em Seul/Coreia – 1988.
Profissional: campeão argentino, campeão latino- americano e campeão brasileiro.

Rose Volante – tetracampeã paulista, tricampeã brasileira, tetracampeã estadual. Campeã europeia na França. Participou das Olimpíadas de Londres em 2012.  No profissional foi campeã paulista, campeã brasileira, campeã latina WBC e primeira brasileira campeã mundial.


A escola de Boxe do ECP está aberta de segunda a sexta-feira, das 7 às 22h, e sábados e feriados, das 10 às 14h.

FOTOS: GUSTAVO PORTO