O estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), na zona sul de São Paulo, sediou, de 28 a 30 de julho, o Campeonato Sul-Americano de Atletismo adulto. A CBAt convocou 84 atletas (42 mulheres e 42 homens) com base nos resultados do Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de 2023.
O evento reuniu 393 atletas de 12 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Os esportistas do ECP conquistaram cinco medalhas de ouro para o Brasil.
O primeiro ouro na final foi do mineiro Eduardo Ribeiro Moreira, que conquistou os 800m, com o tempo de 1.47.12, e recebeu a medalha do mito brasileiro da prova, Zequinha Barbosa. Além do ouro, Dudu, como é conhecido, garantiu uma vaga na seleção brasileira que irá ao Mundial de Budapeste. Quem também estava muito feliz era a carioca Chayanne Pereira da Silva, ouro nos 400m com barreiras, com o tempo de 55.90.
O jovem cearense Matheus Lima da Silva, atleta do ECP, saiu vitorioso dos 400m com barreiras. Quem também teve uma torcedora de peso foi Eliane Martins, no salto em distância. Nada menos que a melhor marca da prova estava na torcida pela pinheirense, a recordista sul-americana (7.25) Maurren Maggi, além dos técnicos Nélio e Tânia Moura. Sem se importar com os ventos, a atleta do Azul e Preto gravou 6.62, conquistando o ouro para o Brasil.
Na parte da tarde, no último dia do Sul-Americano em São Paulo, o ECP ajudou o Brasil a conquistar outros bons resultados. Wellington Silva Morais foi ouro no arremesso de peso, com a marca de 20.59. Já Ana Carolina de Jesus Azevedo foi bronze nos 200m, com o tempo de 23.13.
Nos 5.000m, outro atleta do ECP deu medalha ao Brasil. Foi Altobeli Santos Silva, que ficou com a medalha de bronze, com o tempo de 1.55.75m. A última medalha conquistada pelo Brasil também foi do Pinheiros, com Lucas Marcelino dos Santos ganhando a medalha de bronze no salto em distância, com a marca de 7.83.
No encerramento das competições, no revezamento 4x400m, o Brasil ficou em quarto no masculino e quinto no feminino, com Lucas Silva e Daysiellen Dias.
Foto 1: Chayanne Pereira da Silva foi ouro nos 400m com barreiras
Foto 2: Wellington Silva Morais (Maranhão), ouro no lançamento de peso
FOTOS: WAGNER CARMO/CBAT