O desfile de Carnaval deste ano será realizado este mês e, para celebrar a festa brasileira mais importante do calendário, listamos sete filmes e documentários sobre a celebração. As produções mostram os bastidores de escolas de samba tradicionais e a história de carnavalescos de destaque, entre outros temas.

O documentário registra a vitória da escola de samba Mangueira em 2016, com enredo em homenagem a Maria Bethânia. Dirigido por Macio Debellian, o longa mostra a preparação da escola de samba e as festas de Nossa Senhora da Purificação, além de ter depoimentos de Caetano Veloso, Chico Buarque, Leandro Vieira (carnavalesco da Mangueira), Luiz Antonio Simas (historiador), Mabel Velloso (poeta) e Squel Jorgea (porta-bandeira da Mangueira).

O filme, que tem direção de Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor e produção de Marisa Monte, conta o cotidiano e as histórias da velha guarda da escola de samba Portela, além de mostrar o grupo de artistas veteranos dessa que é uma das escolas mais populares do Brasil. O mistério do samba também tem depoimentos de artistas, inclusive do fundador da escola, Paulinho da Viola.
Durante o Carnaval em Salvador, a grande mídia foca nos trios elétricos e camarotes lotados de personalidades e artistas famosos. Mas o diretor Marcio Cavalcante procurou conversar com o povo, pessoas anônimas que são fundamentais para compor a histeria coletiva que sustenta o Carnaval baiano há anos. É uma pesquisa aprofundada sobre as origens da festa popular que é reconhecida mundialmente pela alegria e simpatia que reproduz durante os quatro dias – ou mais – de duração.

Essa comédia musical, lançada em 2007, é dirigida por Monique Gardenberg e estrelada por atores do Bando de Teatro Olodum. O enredo trata dos moradores de um animado cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador, no último dia do Carnaval, em meio a muita música e dança. Dona Joana, porém, não gosta nada da festa e faz de tudo para acabar com a celebração. O filme aborda, também, temas como desigualdade social, violência e preconceito.

O filme mostra os bastidores – da preparação até o desfile – de uma das maiores escolas de samba do mundo, a Estação Primeira de Mangueira, até vencer o Carnaval de 2016, depois de 14 anos sem uma vitória. Dirigido por Marcelo Lavandoski, o documentário foi lançado em 2018.

A cinebiografia do carnavalesco Joãozinho Trinta traça um retrato do artista dos anos 1960, quando se mudou do Maranhão para o Rio de Janeiro para se tornar bailarino do Theatro Municipal, até 1974, quando assume o posto de carnavalesco da Acadêmicos do Salgueiro, tradicional escola de samba carioca. O filme aborda, também, temas polêmicos de sua vida, como o rompimento com o carnavalesco Fernando Pamplona e o preconceito que sofria.

As mulheres são as protagonistas dessa série documental sobre o Carnaval. Damas do samba apresenta uma retrospectiva da trajetória do samba ao longo da história, com foco na participação feminina em sua construção e desenvolvimento até os dias de hoje. O documentário mostra o trabalho das carnavalescas, passistas e porta-bandeiras em quatro episódios.
FOTOS: DIVULGAÇÃO