Cartões-postais pinheirensesCartões-postais pinheirenses

Cartões-postais pinheirenses

Para celebrar o aniversário do Clube, listamos sete espaços que se destacam por sua importância histórica e beleza arqui

31/08/2022 31/08/22

O Clube está completando 123 anos e, para comemorar a data, indicamos sete lugares do ECP que são como cartões-postais, relembrando a história e a importância dos espaços para a trajetória pinheirense. Das caminhadas na histórica Pista de Atletismo até a visita ao paisagismo do Lago, veja como os cenários do Clube fazem parte do dia a dia dos associados e merecem ser festejados em mais um aniversário.

Alameda
Principal

A Alameda Principal, também conhecida como das Palmeiras, é uma das paisagens mais belas do Clube. Em 2020, a via ganhou novo projeto luminotécnico, com 159 luminárias de Led, para valorizar ainda mais o verde pinheirense, e se tornou um dos pontos preferidos dos associados para tirar fotografias.

Pista de
Atletismo

Caminhar ou correr em meio a uma bela paisagem é um dos privilégios dos associados. A Pista de Atletismo foi inaugurada em 1926 e projetada pelos engenheiros Hans Muller e Fritz Faust, com a supervisão do então presidente Guilherme Machado Kawall. O espaço passou por melhorias ao longo dos anos, como a reforma de 1970 e a substituição do piso, em 2015. Com quase cem anos de história, a Pista se tornou palco de conquistas esportivas e um local para expressar o orgulho de ser associado do ECP.

Parque
Aquático

Antes de a primeira piscina do Clube ser inaugurada, em 1933, os pinheirenses nadavam nos cochos, estruturas instaladas no rio Pinheiros, que emprestava suas águas para a diversão e o treino dos associados. Com o passar dos anos, o rio foi retificado (de 1940 a 1957) e os cochos foram retirados. Hoje, o Parque Aquático conta com seis piscinas para os associados se divertirem e praticarem esportes.

Lago

Uma lagoa que, em 1950, ocupava o local onde hoje é o Lago foi a inspiração para a criação desse espaço repleto de paisagismo. A areia e o pedregulho utilizados na construção da Sede Social foram retirados do Lago e as águas abasteciam as piscinas. Uma grande reforma foi feita em 2001. Depois, em 2016, os jardins e caminhos do entorno do Lago foram revitalizados e o espaço ganhou um novo projeto paisagístico.

Sede
Social

Projetada pelo arquiteto Ícaro de Castro Mello, que assina diversos espaços esportivos, como o Ginásio do Ibirapuera e o Estádio Mané Garrincha, a Sede Social é um dos símbolos do Clube. O local foi inaugurado no dia do aniversário do ECP, em 7 de setembro de 1962, quando o Clube estava completando 63 anos. Hoje a Sede conta com o restaurante O Ponto, Biblioteca, Café Dulca, Hall Multifuncional e outros espaços de convivência para os pinheirenses.

Complexo
Tenístico

As primeiras quadras de Tênis do Clube foram construídas em 1924, com a ajuda dos associados que praticavam a modalidade. Com o passar dos anos, o complexo foi crescendo e hoje conta com 24 quadras, sendo 22 de saibro (2 cobertas e 20 descobertas) e duas de piso rápido. Em 2014, foi inaugurado um ginásio para prática do esporte epara receber campeonatos. Com uma infraestrutura de qualidade, foi possível conquistar diversos troféus, e vários atletas pinheirenses se destacaram em quadras Brasil e mundo afora.

FOTOS: DIVULGAÇÃO