A equipe de nutrição do Clube mostra o caminho para os pinheirenses que querem perder peso
Emagrecer de forma definitiva requer mudanças no estilo de vida, incluindo uma alimentação equilibrada, exercícios físicos regulares, sono suficiente, modulação do estresse e ajuda profissional sempre que necessário. Para auxiliar as pessoas a alcançarem esse objetivo, conversamos com a equipe de nutrição do Clube sobre as melhores estratégias para perder peso de maneira saudável. Confira cinco evidências científicas que mostram o caminho para emagrecer.
1. Faça uma dieta equilibrada e saudável
A reeducação alimentar é a chave para perder peso de forma adequada e duradoura. Segundo um estudo publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, as refeições equilibradas, que incluem alimentos de todos os grupos alimentares, são mais eficazes para a perda de peso do que as dietas restritivas, que eliminam grupos inteiros de alimentos. Além disso, a ingestão adequada de proteínas, fibras e gorduras saudáveis ajuda a manter a sensação de saciedade, reduzindo a necessidade de um maior consumo calórico.
2. Exercite-se regularmente
O exercício físico é essencial para a perda de peso e para a manutenção de um peso saudável. Um estudo publicado na revista Obesity Reviews concluiu que o exercício pode ajudar a reduzir a gordura corporal e a manter a massa muscular magra, o que é fundamental para que o metabolismo permaneça ativo, com maior taxa metabólica basal. Além disso, o exercício reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, depressão, entre outros problemas de saúde associados ao excesso de peso e ao sedentarismo.
3. Durma o suficiente
A falta de sono pode levar a um aumento do apetite e a uma diminuição da atividade física, o que pode contribuir para o ganho de peso. Segundo estudos, dormir pelo menos sete horas por noite pode ajudar na manutenção de um peso saudável.
4. Reduza o estresse
O estresse pode contribuir para o ganho de peso, pois aumenta os níveis de cortisol, um hormônio associado ao acúmulo de gordura abdominal. Segundo um estudo publicado na revista Psychoneuroendocrinology, a redução do estresse pode ajudar a reduzir a ingestão calórica e melhorar a adesão a uma alimentação saudável e a um programa de exercícios.
5. Busque ajuda profissional
Para muitas pessoas, a perda de peso pode ser um desafio muito difícil, portanto a busca por ajuda profissional é fundamental, sem radicalismos, mas com consciência, foco e determinação – todos preceitos fundamentais para alcançar esse objetivo. A associação da terapia comportamental pode ajudar no trabalho das questões emocionais e colaborar com a melhora da relação com a comida, contribuindo para a mudança dos padrões alimentares e consequentemente favorecendo o alcance da meta de peso.
AGENDE UMA CONSULTA COM A EQUIPE DE NUTRIÇÃO
Agende seu horário com uma das nutricionistas do Clube e receba uma orientação nutricional personalizada.
Telefones: 3598-9775 ou 3598-9776