Compliance ECP

31/08/2022 31/08/22

O Clube reafirma seu compromisso com a gestão responsável, pautada pela ética e integridade, com a adoção das melhores práticas de governança corporativa

O Programa de Compliance do ECP é baseado em uma série de ações para antecipar, detectar e reagir a situações que colocam em risco os objetivos do Clube.

Além de a Gestão de Riscos ser realizada através do ERM (Enterprise Risk Management) da KPMG no Brasil, o ECP também conta com a Linha Ética Pinheiros desde 2019, com o objetivo de aprimorar as boas práticas de governança corporativa.

Trata-se de uma ferramenta sigilosa para as pessoas relatarem, de forma segura, as situações que estão em desacordo com as condutas esperadas pelo ECP.

Diferente dos demais canais de comunicação com o associado, como o Fala Pinheiros e a Central de Atendimento, o Linha Ética garante o anonimato do denunciante (se assim ele desejar) e a confidencialidade das informações. O processo acontece em um ambiente independente administrado pela KPMG no Brasil.

Através da Linha Ética é possível relatar questões relacionadas ao não cumprimento das diretrizes de nossas políticas, regimentos, Estatuto Social e demais instruções do Clube, bem como fraudes e desvios de comportamento que impactam as atividades do Clube.

Além disso, o canal tem como objetivo prevenir atitudes inadequadas, que exponham o ECP financeiramente, preservando sua reputação construída ao longo dos 123 anos, além de demonstrar comprometimento com a transparência e boas práticas.

Os relatos de boa-fé podem ser realizados de diversas formas:

Via telefone: 0800-713-0100
Via site: linhaetica.com.br/etica/ecp
Via e-mail: ecp@linhaetica.com.br
Via caixa postal: 79518, CEP 04711-904, São Paulo – SP

Todos os registros geram um protocolo de atendimento para que o denunciante possa acompanhar o status de seu relato de forma segura.

A Linha Ética do Esporte Clube Pinheiros, assim como divulgado em todos os seus meios de comunicação, é um canal independente, administrado pela empresa KPMG, que tem a experiência necessária para receber e registrar relatos com segurança e sigilo. Todo o processo de apuração dos relatos recebidos nesse canal é de inteira responsabilidade do ECP e, assim sendo, realizado internamente, de forma sigilosa, imparcial e independente. As apurações são realizadas a partir de fatos e evidências, apresentadas no relato e coletadas nos meios internos disponíveis.

Importante ressaltar que a KPMG não interfere nas decisões tomadas pelo ECP no que diz respeito aos resultados decorrentes dos processos.

A Política de Canal de Denúncia está disponível na íntegra no site do ECP.