DAS abraça novo projeto social

DAS abraça novo projeto social

01/04/2024 01/04/24

O Departamento de Assistência Social (DAS) iniciou 2024 em plena atividade, apoiando projetos de organizações não governamentais

Nesse sentido, o primeiro trabalho do ano aconteceu na Organização Aldeias Infantis SOS, na cidade de Poá (SP).
Para a localidade, foram doados produtos arrecadados no Clube Pinheiros, como alimentos, roupas, brinquedos e materiais esportivos. A proposta do DAS é realizar essas atividades uma vez por mês em diferentes instituições da cidade de São Paulo.

A AÇÃO

Esse, que foi o primeiro evento do ano de visita a uma organização, contou com o apoio de colaboradores do DAS e de outros departamentos. “Acompanhar essa ação de perto é uma alegria. É uma satisfação saber que os trabalhos que temos feito, mesmo a passos tímidos, têm um final feliz, que ajudam as pessoas a ganhar uma vida de melhor qualidade, com saúde, educação e convívio familiar”, expressou Glauce Roquini Brazolin, presidente do DAS.

A assistente social Claudiane Almeida e a presidente do DAS, TC Glauce Roquini Brazolin 

SOBRE A ALDEIAS INFANTIS SOS 

Fundada na Áustria, em 1949, a Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) está presente em mais de 130 países. No Brasil, atua há 57 anos e mantém cerca de 80 projetos, em 30 localidades de norte a sul do País.

A Organização promove o cuidado e proteção de crianças, adolescentes, jovens e famílias. Oferece suporte a meninos e meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de desenvolver ações humanitárias.

Um dos programas desenvolvidos é o acolhimento realizado em residências denominadas Casas Lares. Após o encaminhamento por órgãos de proteção à infância, a Organização assume a guarda provisória da criança ou do adolescente, e a Mãe Social (cuidadora residente) se encarrega dos cuidados no dia a dia. A unidade de Poá acolhe, em suas Casas Lares, cerca de 30 crianças e adolescentes que tiveram seus vínculos familiares fragilizados ou rompidos.

Já o trabalho de fortalecimento familiar é realizado para prevenir a perda do vínculo com a família e voltado para quem tem dificuldade de cuidar adequadamente de seus filhos. Para apoiar nesse cuidado, a unidade de Poá realiza atividades de contraturno escolar para 100 crianças de 6 a 15 anos em situação de vulnerabilidade e risco social, que contam com apoio educacional, social e acesso à alimentação.

“É um trabalho intenso, por isso contamos com a ajuda de voluntários, o coração das organizações do terceiro setor”, diz a assistente social Claudiane Almeida.

Para manter seus projetos, a Aldeias Infantis SOS recebe o apoio de doadores. Para isso, é possível contribuir com o trabalho da Organização por meio do site www.aldeiasinfantis.org.br.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Palavra de Especialista