Andar de skate exige persistência e concentração, além de habilidades físicas como equilíbrio, agilidade, força, velocidade, flexibilidade e coordenação motora. Desde cedo, a associada Helena Mascaro Paciello Laurino reúne todos esses quesitos, motivo de sobra para o surgimento do interesse pelo esporte e facilidade para a sua prática.
Ariana persistente, não descansa até atingir seus objetivos. Depois de começar as manobras com apenas seis anos, o Skate foi se tornando uma grande paixão em sua vida, além de lhe proporcionar muitos desafios, sempre superados com garra e determinação.
Atleta do recém-criado Skate competitivo do ECP, no ano passado Helena sagrou-se vice-campeã da Liga Amadora de Bowl e do STU on Tour, competições nacionais de Skate Park Amador. Também conquistou o vice-campeonato brasileiro de Skate Vertical Amador após as três etapas do Vert Battle. Esse resultado deu a Helena a credencial para disputar o Campeonato Mundial de Skate Vertical, o World Skate Games WS 2022, na Argentina, e se tornar a 10ª colocada entre algumas das melhores skatistas do planeta.
Ao completar 11 anos, em abril deste ano, participou da Liga Amadora de Bowl (LAB) e foi campeã da primeira etapa do campeonato, no Green Box, em Campo Largo (PR). Suas próximas competições acontecerão em São Paulo, este mês, na Layback Park, uma das etapas da Liga Amadora de Bowl, e em agosto, quando vai participar de mais uma etapa do STU, na pista do Parque Villa-Lobos, onde treina regularmente. “Meu maior desejo é ser campeã mundial e conquistar uma medalha olímpica. Quero competir em Los Angeles em 2028 e na Austrália em 2032”, garante a skatista.
Recentemente Helena foi convocada pela Confederação Brasileira de Skate (CBSK) para integrar a Seleção Brasileira Júnior de Skate na modalidade Park. E para os apaixonados pelo esporte que desejam praticá-lo, Helena dá uma dica: “Nunca desista de seus sonhos, se quiser andar de skate vá em frente, se cair, levante e siga… Só com persistência conseguimos realizar nossos desejos”.
TRAJETÓRIA
Filha do médico ortopedista e atleta do atletismo Cristiano Laurino e de Vanessa Mascaro Paciello Laurino, também esportista, Helena traz em seu DNA a facilidade para a prática do esporte herdada dos pais, que a incentivam e acompanham em todas as suas manobras no esporte e na vida.
Desde muito pequena, a menina apresentava desenvoltura com as pernas, além de muita energia. Começou a andar com oito meses e, com um aninho, ganhou um patinete de quatro rodas. De lá para cá, Helena só tem evoluído sobre as rodinhas. Aos dois anos se equilibrava com destreza no brinquedo, dessa vez com duas rodas, e aos quatro andava de patins com muita facilidade.
PARTIU SKATE
Em busca de novos desafios, com seis anos ela pediu ao pai um skate para praticar na pista do Clube. Pouco mais de cinco meses depois de iniciar as aulas da modalidade, na pista bowl (modalidade praticada em pista no formato de piscina) do Clube, a professora a incentivou a conhecer outras pistas e a começa a competir.
“Queria experimentar outras pistas e modalidades do Skate”, conta Helena. Foi quando conheceu o Rajas Skate Park, “banks” de madeira, onde, atualmente, mantém uma rotina de treinos semanais. “Para mim, o Skate é também uma diversão, prefiro mil vezes ir para as pistas a jogar videogame”, revela.
HAJA FÔLEGO
Não é à toa que a garota conquista ótimos resultados no esporte. Munida de excelente preparo físico, além das atividades com o Skate quase todos os dias, Helena frequenta aulas de Tênis, Ginástica Olímpica e condicionamento físico com personal.
Diante de tantos compromissos, engana- se quem pensa que a garota deixa os estudos de lado: todas as manhãs ela marca presença na escola Mobile, onde cursa o sexto ano. Ótima aluna, sua meta é estudar medicina. “Helena é muito aplicada e disciplinada, presta muita atenção nas aulas. Organizamos suas tarefas para que ela se dedique ao que ama fazer, que é praticar Skate”, comenta a mãe.
CRÉDITOS: DIVULGAÇÃO