Destino correto para os resíduos

A cada dia, a preocupação com o meio ambiente ganha força no Clube, contribuindo para fomentar a cultura sustentável

31/08/2022 31/08/22

Não é de hoje que ações sustentáveis individuais e coletivas são implantadas no ECP. Em um cenário desafiador, o Clube assume sua responsabilidade ambiental, buscando alternativas para mudanças de atitudes que contribuem para a conservação do meio ambiente. 

O Programa de Comportamento Sustentável em Eventos, desenvolvido pelo setor de Meio Ambiente, é um exemplo que merece atenção. 

Colocado em prática anteriormente em alguns eventos, foi introduzido este ano na Festa Junina, que recebeu um público recorde estimado em 80 mil pessoas durante os quatro dias do evento. Dentro do programa valem destacar as ações de gerenciamento dos resíduos, que asseguram procedimentos para a segregação, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação ambientalmente corretos dos resíduos.

Saiba mais sobre o Programa

Programa de Comportamento Sustentável em Eventos

Foi criado pelo setor de Meio Ambiente do ECP para orientar as áreas e departamentos a praticarem ações sustentáveis nos eventos do Clube. Sua elaboração foi baseada na norma Gestão Sustentável de Eventos iso 20.121, que fornece diretrizes para as organizações que buscam implementar práticas sustentáveis em eventos e atividades. O programa contempla requisitos que abrangem os pilares da sustentabilidade (ambiental, social e econômico) e tem uma identidade visual própria criada pelo ECP. 

Gerenciamento de resíduos

Implementado e consolidado na rotina de atividades do Clube, o gerenciamento de resíduos é um conjunto de metodologias que promove a qualidade da separação dos resíduos gerados conforme sua tipologia (metal, papel, vidro etc.). Possibilita a comercialização desses materiais e a destinação ambientalmente correta, reduzindo possíveis impactos negativos ao meio ambiente e à saúde pública. Para o sucesso do gerenciamento de resíduos no Clube, atualmente são realizados procedimentos operacionais que garantem a segregação após geração, coleta e armazenamento interno, além da coleta externa e da destinação final. 

Gerenciamento de resíduos em eventos

O gerenciamento de resíduos em eventos é um dos requisitos do Programa de Comportamento Sustentável. Para que receba o selo de comportamento sustentável, é necessário destinar os resíduos de forma ambientalmente correta. Nos eventos em que se arrecada grande volume de resíduos, é preciso definir um novo sistema de gerenciamento (espaço e equipe), diferente do realizado na rotina do Clube. 

Gerenciamento de resíduos na Festa Junina

Coleta seletiva e central de resíduos

Na Festa Junina deste ano, criou-se uma Central de Resíduos específica. Todos os resíduos, após a coleta seletiva, foram destinados para dar início ao processo de triagem realizado por equipe especializada em reciclagem, que recebeu treinamento. 
Na área das mesas, os profissionais dividiram-se em duplas, e uma pessoa se responsabilizou pela coleta de resíduos recicláveis e a outra pela coleta de resíduos orgânicos e rejeitos. Além disso, todos os barraqueiros receberam treinamento para o descarte correto.

Compostagem e logística reversa

Importante ressaltar que os resíduos orgânicos (restos de alimentos) foram destinados para o processo de compostagem externa, por meio do projeto CEFOPEA, Centro de Educação Ambiental, reduzindo o envio de resíduos para o aterro sanitário. No projeto, o composto resultante do processo de compostagem enriqueceu o solo das hortas urbanas, gerando renda aos trabalhadores que é doada à comunidade.
A prática da logística reversa foi mais uma ação implantada na festa. 
Os garrafões de vinho também tiveram destino correto e foram devolvidos para o fornecedor para seu reaproveitamento.

Resultados do gerenciamento de resíduos Festa Junina 2022