Detox 2025

Detox 2025

26/12/2024 26/12/24

Dicas para equilibrar a alimentação e retomar a atividade física depois das festas de final de ano

Final de ano é tudo muito. É muita festa, muita comemoração, muita comida, muita bebida durante o mês de dezembro todo. O excesso, na maioria das vezes, pesa. Na balança, literalmente, na forma de quilinhos a mais e uma cintura roliça. O impacto estético é a menor das questões. A folia etílica e gastronômica vem acompanhada de uma quebra da rotina. As horas de sono diminuem, os horários das refeições ficam incertos e a atividade física perde regularidade, o que muitas vezes resulta em prejuízo ao bem-estar e à saúde.

A boa notícia é que o Pinheiros pode ser um aliado valioso para quem, neste início de 2025, quer realizar um programa detox e retomar a rotina equilibrada. A revista Pinheiros foi ouvir profissionais do Clube que dão dicas de como cuidar da alimentação e, entre as inúmeras modalidades esportivas oferecidas, aquelas que, além de condicionamento, trabalham também concentração e podem trazer relaxamento e qualidade de vida.


O que comer

Renata explica que os excessos intoxicam o organismo. A sensação é a de um corpo mais pesado, uma certa letargia. “A gente se sente mais inflamado, e de fato está”, explica. Os sintomas mais comuns incluem distensão abdominal, inchaço, dores na articulação, dor de cabeça e gases.

É possível combater esses sintomas com escolhas alimentares mais leves, naturais, de fácil digestão, sem radicalismos, mas com constância, para torná-los parte da rotina. Eis algumas sugestões que ajudam nosso corpo a voltar ao equilíbrio:

• Como fonte de proteína, dar preferência às carnes brancas e leguminosas como feijão, grão-de-bico e lentilha, entre outros;

• Consumir entre as refeições nuts como castanha-de-caju, do pará, pistache etc. A dica é consumir uma porção com seis ou oito unidades, já que nozes costumam ser calóricas;

• Adotar na dieta vegetais com poder antioxidante como brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas, couve manteiga, salsão, rabanete, repolho, rúcula e agrião;

Os vegetais, em geral, são recomendados. Se quiser facilitar a digestão, sirva-os cozidos;

• Dar preferência às frutas com muito suco, que ajudam a hidratar o organismo, além de fornecerem fibras, vitaminas e minerais. Exemplos: melancia, melão, abacaxi, ameixa, pêssego, laranja e mexerica;

•Aliás, beber muita água é fundamental, porque, além de hidratar, contribui para o processo de purificação do organismo;

• Adicione fibras probióticas como psyllium ao consumo de frutas e vegetais. Ou, ainda, sementes de chia ou aveia em flocos;

• Evite doces. Mas, se não conseguir resistir, a dica é tomar um picolé de frutas, sempre à base de água;

• Evite consumir bebidas alcoólicas por pelo menos uma semana, dando tempo assim para o organismo trabalhar de forma íntegra, sem interferências.


Como se mexer 

Agora que o cardápio detox está montado, vem a outra atitude fundamental para a conquista do bem-estar: a prática regular de atividade física. E são muitas as opções que o Pinheiros oferece. Com a ajuda do coordenador esportivo Gregory Garcia, são sugeridas a seguir modalidades que permitem começar de forma mais leve e ir se adaptando gradualmente.  

É sempre importante escolher uma prática com a qual se tenha afinidade e identificação. Assim, fica mais fácil incorporá-la ao cotidiano e torná-la um hábito. É importante também deixar claro ao instrutor/professor seus objetivos e eventuais limitações físicas. 

Para evitar lesões, Rafael Lira, coordenador do time de fisioterapia do Clube, recomenda adotar, em conjunto com a atividade física, a musculação. “Principalmente a partir dos trinta anos, quando iniciamos o processo mais acentuado de perda muscular” explica. “Só a musculação consegue retardar esse efeito.” Outra providência que ele recomenda é aquecer os músculos antes de qualquer prática esportiva e alongar as grandes cadeias musculares ao final dela.


Fitness Aquático (Hidroginástica) e Deep Running

O Fitness Aquático é uma atividade indicada para quem busca baixo impacto e melhora do condicionamento físico e da capacidade cardiorrespiratória. O Clube dispõe de uma piscina planejada exclusivamente para esse fim, modernos equipamentos e profissionais especializados.

O DeepRunning, que será oferecido até o mês de março em caráter experimental, é uma “corrida” dentro da água. Apoiado por um cinto de flutuação pélvico, o praticante realiza movimentos como se estivesse se exercitando numa esteira ergométrica, mas sem apoiar os pés no chão da piscina. Por isso, as aulas acontecem no tanque de saltos, cuja profundidade chega a cinco metros.


Tai Chi Chuan

Essa luta de autodefesa de origem chinesa também é uma tradição no Pinheiros. As aulas são ministradas por Daniel Lee e sua filha, Frances. A plasticidade e precisão dos movimentos, que podem envolver o uso de punhais, espadas, bastões e leques, lembram uma lenta dança coreografada. Apesar da aparente suavidade, a prática requer muita concentração, flexibilidade, consciência corporal e força.

Aula de Tai Chi Chuan no Clube. Foto: Nilton Fukuda/ECP


Ginástica Wellness e Ginástica de Academia

A primeira, voltada ao conceito de bem-estar, reúne exercícios de alongamento, mat pilates (pilates de solo), ginástica localizada e condicionamento. Proporciona tonificação muscular e equilíbrio corporal.

Já a Ginástica de Academia tem uma pegada mais cardiovascular, apostando nas atividades neuromusculares, combinando dança e exercícios específicos, como step, coretraining e circuito funcional, entre outras práticas.


Programa Esporte e Saúde

Indicado para associados a partir dos trinta anos, o programa é orientado à prevenção de doenças coronarianas. Além das atividades físicas, envolve uma avaliação médica e orientação nutricional. As atividades incluem bicicleta, caminhadas na Pista de Atletismo e fortalecimento muscular, entre outros exercícios.


Foto: Divulgação

Yoga 

O Pinheiros tem uma tradição de mais de 35 anos de Yoga. O Clube dispõe de um espaço exclusivamente dedicado à prática e equipado com os mais diversos acessórios. As aulas são divididas em dois núcleos: a Yoga Zen, que promove um equilíbrio entre o estilo mais tradicional e o mais moderno e é acessível a praticantes de todos os níveis, e as aulas ministradas pelos profissionais do Estúdio My Yoga, que oferece modalidades diversificadas, desde a tradicional Hata Yoga, passando pelo Vinyasa Flow, que se caracteriza pela sincronização de movimentos e respiração, e pelo Fly Yoga, em que o praticante realiza as posturas a partir de tecidos que pendem do teto, sem tocar os pés  no chão. Em geral, as práticas de Yoga promovem força, flexibilidade e relaxamento.

Radar