CLUBE DE LEITURA

A chave de casa
de Tatiana Salem Levy
Editora Best Bolso
19 de outubro, sábado, 14h30
Sala de Conferências 1 (grande)
Em seu premiado romance de estreia, Tatiana Salem Levy apresenta os traços estilísticos e a originalidade literária que a consagraram como uma das mais promissoras escritoras da literatura brasileira contemporânea. A personagem-narradora, neta de judeus turcos, recebe do avô a chave da antiga casa da família, que foi deixada para trás em Esmirna, Turquia.
A busca pelas raízes e pela herança familiar se desenrola no limiar entre realidade e ficção. O intenso fluxo de memórias é condensado para se transformar em uma narrativa composta por diversas vozes que se complementam. A chave de casa é uma obra que evoca a memória e os sentidos ao abordar o exílio, a dor da morte, a paixão e, sobretudo, o lugar do escritor perante a complexidade do real.
Compartilhe sua leitura e experiência e ainda conheça outros pontos de vista sobre a obra.
GRUPO DE ESCRITORES
26 de outubro, sábado, 14h30
Sala de Conferências 1 (grande)
O grupo se reúne para leitura e análise dos seus contos baseados em temas predeterminados. No encontro de outubro, o tema será “Os brincos de Violeta”.
O associado interessado em participar das atividades literárias deve enviar um e-mail para administracaocultural@ecp.org.br
CHEGOU NA BIBLIOTECA

Bambino a Roma: Ficção
Chico Buarque
Leque de impressões de uma infância vivida e imaginada, esse livro tem nas memórias de Chico Buarque a matéria-prima para sua ficção. Via San Marino, 12. No primeiro andar do prédio baixo e amarelo, o menino traça rotas no mapa-múndi que cobre a parede do quarto. Reminiscências diversas compõem esse trajeto: as primeiras manifestações do desejo; as partidas no gol a gol com Amadeo, o filho do quitandeiro; a escola e suas fugas; cartas, bilhetes e romance, toda uma escrita endereçada a Sandy L., sua paixão juvenil; a dor da apendicite. Em sua bicicleta niquelada com pneus brancos, Chico Buarque faz um passeio delicado, com vislumbres da relação com o pai, a mãe e os irmãos.
SOBRE O AUTOR
Francisco Buarque de Hollanda nasceu no Rio de Janeiro, em 1944. Compositor, cantor e ficcionista, é autor de Estorvo (1991), seu primeiro romance, Benjamim (1995), Budapeste (2003), Leite derramado (2009), O irmão alemão (2014), Essa gente (2019), Anos de chumbo e outros contos (2021) e, agora, Bambino a Roma (2024). Em 2019, venceu o prêmio Camões pelo conjunto da obra.
FOTOS: DIVULGAÇÃO