CLUBE DE LEITURA
Ingrid, a
filha do
comandante
de Gabriel WaldmanEditora Buzz
30 de novembro, sábado, 14h30
Sala de Conferências 2
O livro deste mês é de autoria de Gabriel Waldman, associado do ECP. O encontro contará com a presença do autor e será conduzido por Gerald Misrahi, mediador do Clube de Leitura. A obra autobiográfica narra a juventude de Gabriel, um judeu nascido em Budapeste em 1938, que sobreviveu à ocupação nazista na Hungria e imigrou para o Brasil. Aos 15 anos, ele conheceu Ingrid, com quem namorou, sem saber que o pai da moça, Franz Stangl, era um oficial nazista e ex-comandante dos campos de concentração de Sobibor e Treblinka. Anos depois, ele descobriu a identidade do pai de Ingrid através de uma manchete de jornal. Eles nunca mais se encontraram.
Compartilhe sua leitura e experiência e ainda conheça outros pontos de vista sobre a obra.
GRUPO DE ESCRITORES
23 de novembro, sábado, 14h30
Sala de Conferências 1 (grande)
O grupo se reúne para leitura e análise dos seus contos baseados em temas predeterminados. No encontro de novembro, o tema será “A velhice sempre vem, mas nunca vai embora”.
O associado interessado em participar das atividades literárias deve enviar um e-mail para administracaocultural@ecp.org.br
CHEGOU NA BIBLIOTECA
Assim nasceu uma língua: Sobre as origens do português
Fernando Venâncio
Dos dois lados do oceano, aprendemos a nos orgulhar das origens latinas, supostamente diretas, da língua que usamos todos os dias. Mas será que foi assim mesmo? Nesse livro notável, o linguista português Fernando Venâncio demonstra que o idioma de Camões nos chegou de Roma de forma oblíqua, e é na realidade uma variação do galego, língua de pastores de ovelhas iletrados do noroeste da Espanha. Assim nasceu uma língua conta a história das palavras com graça, conhecimento e espírito crítico, mostrando que até o século XV a língua usada em Portugal era uma variante do galego.
FOTOS: DIVULGAÇÃO