O associado comparecerá à urna para escolher um terço dos membros do Conselho Deliberativo, órgão que determina as normas de funcionamento do ECP, é responsável por decisões que afetam o corpo associativo, define os principais aspectos da organização, papéis, responsabilidades e alçadas de atuação, entre outras atribuições.
Os 67 novos pinheirenses escolhidos terão mandato de seis anos, ou seja, até 2026, e a cada dois anos uma parte do grupo é renovada por eleição. Em 2020, oito vagas estão em disputa para o grupo A, em que concorrem os associados veteranos, e 59 vagas para o grupo B, em que concorrem pessoas que são associadas há mais de 10 anos.
Quem pode votar?
Os associados com direito a voto são definidos pelo Estatuto Social e pelo Regulamento Geral:
- Associados da classe familiar e da classe individual, incluindo cônjuges, companheiros em união estável e dependentes que estejam inscritos no quadro social há mais de um ano, sejam maiores de 16 anos e se encontrem em dia com suas contribuições sociais e outros débitos.
- Associados veteranos, beneméritos e remidos.
- Associados atletas beneméritos, desde que possuidores de título social.
- Associados atletas beneméritos que, após recebida a benemerência, tenham alienado seus títulos sociais.
Como votar?
Os eleitores, ao entrarem no Salão de Festas, devem se dirigir a uma das mesas de identificação e apresentar o Cartão Pinheiros ou um documento com foto. Em seguida, o mesário emitirá um protocolo de votação que deverá ser assinado pelo associado e entregará um tíquete com código de barras que o habilitará a votar.
Depois é só seguir para a cabine de votação, inserir o tíquete no leitor de código de barras para liberar a urna eletrônica, registrar os votos no sistema e encerrar o processo apertando a tecla “Confirma”. O passo a passo e a lista de candidatos estarão afixados nas cabines, e profissionais treinados oferecerão suporte técnico e apoio aos associados, se for preciso.
Conheça a lista de candidatos e faça sua escolha
Resultado
Após o encerramento do evento, às 17h do dia 8 de novembro, será realizada a apuração e os resultados serão proclamados pelo presidente da assembleia. Em seguida, a informação será divulgada nos meios de comunicação do Clube. A votação é eletrônica e auditada por empresa especializada, para garantir a legitimidade da eleição. O processo é fiscalizado, também, pelos próprios associados, com fiscais indicados pelas chapas.
Eleição anticontágio
Pelo calendário original, o evento estava marcado para maio, mas foi adiado devido à crise pandêmica. No dia da votação, eleitores e mesários contarão com todas as medidas sanitárias necessárias para garantir a segurança e os cuidados contra o Covid-19. Aferição de temperatura, uso de máscara ou face shield, dispensers de álcool 70%, distanciamento de 1,5 m e até tapete sanitizante fazem parte dos protocolos.
O Salão de Festas também será preparado para minimizar o risco de contágio: a logística de acesso, os fluxos e procedimentos internos foram cuidadosamente desenhados para assegurar o cumprimento das medidas anticontágio. Na área de votação, de 1.729 m², a capacidade máxima de ocupação será de 120 pessoas (1 pessoas por 14,4 m²). Já no mezanino, de 1.184 m², poderão entrar até 70 pessoas (1 pessoa por 16,9 m²).