Encontros sociais, meditação e bem-estar

Encontros sociais, meditação e bem-estar

O Programa Esporte e Saúde promove atividades que contribuem para manter a saúde mental dos alunos em dia

30/06/2025 30/06/25

Em um mundo cada vez mais tecnológico e acelerado, manter conexões e encontros sociais significativos nunca foi tão importante para a saúde mental.                                                                                                          

Pessoas que compartilham interesses, experiências ou laços de amizade fortalecem vínculos e aprendem uns com os outros. A saúde mental é indissociavelmente ligada à qualidade e à quantidade de nossas interações sociais. Nesse sentido, é fundamental relembrar o poder do contato humano face a face. 

Ao fazer dos encontros sociais uma prioridade, não apenas enriquecemos nossas próprias vidas, mas também contribuímos para o bem-estar coletivo, tecendo uma rede de apoio que nos sustenta nos momentos bons e nos mais desafiadores, reduzindo o risco de doenças. O Programa Esporte e Saúde foca no tripé físico, mental e social, conceito que se refere à importância de equilibrar o corpo, a mente e a vida social para alcançar um bem-estar pleno. 

A interação social com foco na saúde mental é promovida não só com atividades lúdicas, durante a realização dos exercícios, como também na promoção da sociabilização. Cada turma tem seu grupo, pós-treino, que sempre sai para tomar café, almoçar ou comer uma pizza. O associado Roberto Mello, muito assíduo nas aulas do PES, pertence à Turma do Café, que se reúne no Espaço Gastronômico e de Convivência Alameda para um agradável bate-papo após as aulas do Programa. 

Socialização no PES: A Turma do Café 

O impacto positivo dos encontros sociais na saúde mental

👍 Redução do estresse: A interação social ativa várias respostas positivas do cérebro, liberando hormônios que podem reduzir o estresse e promover sentimentos de calma e felicidade.

👍 Combate à depressão e ansiedade: Estar cercado por amigos e familiares oferece suporte emocional, diminuindo os riscos de depressão e ansiedade. Além disso, compartilhar preocupações e alegrias pode oferecer perspectivas diferentes e soluções para problemas, aliviando sentimentos de ansiedade.

👍 Aumento da longevidade: Pesquisas sugerem que indivíduos com fortes laços sociais têm taxas de mortalidade mais baixas, destacando a conexão entre relações sociais e longevidade.

Como alcançar o equilíbrio do tripé físico, mental e social? 

✅ Cuidar da saúde física, considerando a alimentação, o exercício físico e o sono.
✅ Promover o bem-estar mental e emocional.
✅ Cultivar a inteligência emocional.
✅ Manter uma vida social saudável.
✅ Cultivar o pensamento positivo.

Radar