O ano apenas está começando, e planejar o que ver e ler pode ser uma ideia animadora. E por que não escolher livros e séries (muito) longos para durar 2021 inteiro, ou até um pouco mais? Criamos uma seleção com opções para acompanhar você de janeiro a dezembro.
NA TELA
Modern Family
O dia a dia de três famílias ligadas entre si é o mote dessa série, que mostra a convivência entre os parentes de forma leve e divertida, abordando temas como homoafetividade, adoção e divórcio. A produção foi aclamada pelo público desde a estreia, em 2009, e ganhou oito prêmios Emmy (teve 21 indicações) e um Globo de Ouro, as principais premiações da TV americana. Este ano Modern Family chegou à 11ª temporada, que encerra a saga das famílias. No total, foram 250 episódios de, em média, 22 minutos. Disponível na Netflix.
Tieta
Quando Tieta é escorraçada de casa pelo pai, Zé Esteves, por seu comportamento liberal, tem início uma das histórias mais famosas da teledramaturgia brasileira. Inspirada no livro de Jorge Amado, a novela conta com 196 capítulos, exibidos no período de quase um ano, em que o público acompanhou os personagens da cidade fictícia de Santana do Agreste. Disponível no Globoplay.
Grey’s Anatomy
O seriado médico que tem como protagonista a Dra. Meredith Grey está no ar há quinze anos. Com 17 temporadas e 363 episódios, a trama mostra a formação da médica, desde sua época como interna, passando pela residência, até se tornar cirurgiã. Além de abordar o desenvolvimento profissional da protagonista, a trama traz suas questões emocionais e os relacionamentos entre os personagens. A série ganhou o prêmio de Melhor Série de Drama no Globo de Ouro de 2007. Disponível na Netflix, no Globoplay e na Amazon Prime Video.
Sai de Baixo
Sucesso de crítica e de audiência, a sitcom nacional fez o público dar risada com as histórias da família de Caco Antibes e Magda, moradores de um apartamento do Largo do Arouche. Os episódios eram encenados no Teatro Procópio Ferreira, e havia interação com a plateia e momentos de improvisação dos atores. Exibida de 1996 a 2002, a série tem oito temporadas e 245 episódios e eternizou personagens e jargões. Disponível no Globoplay.
Doctor Who
Quem gosta de ficção científica vai adorar essa série sobre as aventuras do médico que explora o universo em uma máquina do tempo, enfrentando inimigos e salvando civilizações. Doctor Who estreou em 1963 e foi produzida até 1989. Em 2005, voltou a ser transmitida e está no ar até hoje, com um total de 38 temporadas e quase mil episódios. O sucesso foi tanto que a série contribuiu com a cultura popular britânica, se tornou um clássico e, assim como o protagonista, “viajou” no tempo pelos anos até a atualidade. Disponível no Globoplay.
LIVROS
Obras completas: Saramago
Os 28 títulos do escritor português José Saramago prometem durar até mais de um ano no rol de leituras dos associados. São 1.592 páginas escritas pelo autor, incluindo livros famosos, como As intermitências da morte e Claraboia. Saramago recebeu vários prêmios por sua excelência na escrita, como o Nobel de Literatura, em 1998, e o Prêmio Camões, em 1995, e é considerado o responsável pelo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.
As brumas de Avalon
As lendas arturianas são o tema da série de quatro volumes (e quase mil páginas) de Marion Zimmer Bradley: A senhora da magia, A grande rainha, O gamo-rei e O prisioneiro da árvore. As histórias do famoso rei Arthur e seus cavaleiros, que povoaram o imaginário de leitores do mundo, são narradas da perspectiva de personagens femininas. Pelos olhos de mulheres complexas e poderosas como Morgana das Fadas e Viviane, a Senhora do Lago, entre outras, os reinos de Camelot e de Avalon são revisitados nesse clássico.
Trilogia Millennium
Escrita pelo jornalista sueco Stieg Larsson, a trilogia é formada pelos livros Os homens que não amavam as mulheres, A menina que brincava com fogo e A rainha do castelo de ar. O tema central é a violência contra mulheres. Com quase duas mil páginas, a trilogia teve mais de 15 milhões de exemplares vendidos e é uma das séries policiais mais bem-sucedidas. As histórias foram adaptadas para o cinema e a sequência da trilogia continuou sendo escrita por outro jornalista após a morte de Larsson.
Outlander: A viajante do tempo
A série de oito livros, escrita por Diana Gabaldon, é para quem gosta de romances históricos, de fantasia e aventura. Na história, Claire Randall, uma enfermeira que vive no ano de 1945, se depara com um rito antigo que a faz viajar no tempo até o século XVIII. De repente ela se vê no ano de 1743, em uma Escócia violenta e dominada por clãs guerreiros. No total, são 7.664 páginas para aproveitar o ano todo.
Clássicos da literatura brasileira e americana
Esse box é a escolha certa para quem quer ler clássicos da literatura, já que reúne obras de dois escritores brasileiros e um norte-americano, em um total de 1.144 páginas. O conjunto conta com Sagarana, primeiro livro de João Guimarães Rosa, que apresenta nove narrativas ambientadas em Minas Gerais. Criação, de Gore Vidal, também faz parte do box. A história se passa no século V a.C., período em que ideias filosóficas mudaram o curso do mundo antigo. E a terceira obra é de Mario de Andrade, intitulada Contos novos, em que o escritor faz um mergulho profundo na realidade social e psíquica dos brasileiros.
FOTOS: DIVULGAÇÃO