Esgrima

30/07/2025 30/07/25

Pan-Americano

A pinheirense Isabela Carvalho conquistou o 3º lugar do sabre no campeonato, realizado no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro (RJ). Para conquistar o bronze, Isa começou derrotando Ana Maria Alderete, da Colômbia, por 15 a 11. Já nas oitavas, duelou e venceu Karina Trois, por 15 a 10, do Brasil. Nas quartas, bateu a atleta de Porto Rico, Gabriela Hwang, por 15 a 12. Na semifinal, a esgrimista foi derrotada por 15 a 6 pela americana Maia Chamberlain. Na disputa do bronze, Isabela venceu Natalia Botello, do México, por 15 a 12.

O atleta Alexandre Camargo, esgrimista da espada, terminou em 3º lugar na competição, garantindo a primeira medalha do país no torneio. Na semifinal, Camargo fez um ótimo jogo contra Rùben Limardo, mas foi superado por 9×8, terminando com a medalha bronze. Alexandre também já havia conquistado o terceiro lugar no Pan-Americano de Santiago, em 2023.  

“Estou feliz com a medalha. Saio com o saldo positivo, foi a primeira medalha do Brasil, mas a Esgrima em geral do nosso país está crescendo, está evoluindo e o objetivo é ser potência pan-americana e mundial”, contou o pinheirense.

Com Bia Bulcão e Gabriella Vianna, Brasil conquista o bronze por equipes no florete feminino no Pan de Esgrima

No Pan-Americano de Esgrima 2025, o Brasil conquistou a medalha de bronze por equipes no florete feminino. Bia Bulcão e Gabriella Vianna (esgrimistas do ECP), junto com Ana Toldo e Mariana Pistoia, formaram o quarteto brasileiro.

O Brasil conquistou o bronze após estrear com vitória sobre o México por 45×30. Na semifinal, foi derrotado pelo Canadá por 45×21 e na disputa do terceiro lugar, se recuperou diante do Chile por 45×34 conquistando a medalha para o país.

No quadro geral, o Brasil encerrou sua participação no Pan-Americano no sexto lugar com três medalhas de bronze.

A esgrimista Isabela Carvalho

O esgrimista Alexandre Camargo

Gabriella Vianna, Bia Bulcão, Ana Toldo e Mariana Pistoia

Guia de Programação