O Salão de Festas do se transformou em um ginásio de Boxe para sediar, pela quarta vez consecutiva, o mais importante torneio da modalidade para iniciantes: a Forja dos Campeões. De 3 a 20 de janeiro, 142 atletas disputaram 10 rodadas, com a torcida de, em média, 260 espectadores, que assistiram aos golpes nos ringues. Foram quatro lutas femininas e 12 masculinas. Na final, o público chegou a 600 pessoas.
A plateia contou com grandes nomes do Boxe, que prestigiaram o evento, como o ex-atleta brasileiro Éder Jofre, uma lenda da modalidade. Conhecido como “Galo de Ouro”, o lutador é considerado por especialistas o melhor pugilista da década de 1960, à frente do estadunidense Muhammad Ali. Com inúmeros títulos na modalidade, Éder entrou para o “hall da fama” do Boxe, na cidade de Canastota, Estados Unidos.
O lugar mais alto do pódio ficou com a Fundação Gibi, que conquistou nove medalhas. O segundo lugar na Forja dos Campões ficou com o São Caetano Esporte Clube, seguido pelo Centro Olímpico.
A Forja dos Campões foi criada na década de 1940 pela Federação Paulista de Boxe e já contou com a participação dos principais pugilistas nacionais, revelando grandes nomes da modalidade, como Servilho de Oliveira, Miguel de Oliveira, Maguila e Popó Freitas.
No Clube
O Boxe pinheirense teve início em 2016, e, desde então, os atletas vêm se destacando em disputas. Os 120 inscritos no esporte contam com professores capacitados e reconhecidos no mundo da luta.
FOTOS: JOÃO RAPOSO