No ano que marca os 200 anos da imigração alemã para o Brasil, o Centro Pró-Memória prossegue com as publicações de artigos que, mês a mês, farão homenagem à contribuição alemã com a formação da cultura brasileira e a história do Clube
GERMANIA E OS ESPORTES
O Sport Club Germania foi fundado em São Paulo, em 7 de setembro de 1899. Surgiu como um dos primeiros times de Futebol da cidade, fruto da dedicação de alguns jovens de origem alemã: Hans Nobiling, Rudolf e Hermann Wahnschaffe. Hans Nobiling já praticava esse esporte em Hamburgo e tinha o sonho de difundi-lo em sua nova pátria. Quando aqui desembarcou, com vinte anos de idade, em 1897, o jovem Nobiling trazia modelos de estatutos de clubes europeus, bolas e vários artefatos esportivos, além de uniformes com as cores de seu time natal: azul e preto.
O Clube tornou-se não só uma instituição voltada para a prática de esportes, mas também um espaço de convivência da colônia alemã. Como os associados costumavam dizer, era o quintal de suas casas.
Desde o início, o Germania mostrou sua face poliesportiva e o gosto da colônia alemã por atividades ao ar livre. O Tênis, o Atletismo, a Natação e o Remo estiveram presentes desde o começo, e outros esportes foram surgindo, como Hóquei, Saltos Ornamentais, Tiro, Handebol, Esgrima e Ginástica.
O Germania, com seu espírito inovador, também foi arrojado quanto ao estímulo ao esporte feminino. Em 1930 organizou a primeira competição de Atletismo feminino do Brasil, com um pequeno número de clubes participantes, todos de origem alemã.
As olimpíadas infantojuvenis foram outra iniciativa do Germania, importante na formação esportiva de crianças e jovens e que buscava incentivar a prática dos esportes ao ar livre.
Criado em 1932, pela Diretoria Esportiva do Germania, o torneio poliesportivo era disputado entre clubes e colégios paulistanos.
Para os alemães, a prática esportiva representava algo muito maior que o cuidado com o corpo: era uma educação do corpo na direção de uma formação moral do indivíduo. Um conceito que pregava a formação perfeita de corpo e comportamento social com disciplina, aplicação e negação de prazeres e divertimentos que não convinham à virtude.
Alguns discursos de associados e diretores do Clube em 1929 reforçam essa ideia:
“O nosso Sport Club Germania deve ajudar a educar fisicamente a juventude brasileira, deve ser um lar de espírito e mentalidade alemães e continuar a se desenvolver nesta base, pelo bem da colônia alemã de São Paulo e para o bem da nossa nova e amada pátria Brasil.”
Sr. Eugen Deiniger, diretor financeiro, em 1929.
“É isto que o Sport Club Germania quer fazer do esporte: nobre dedicação ao elevado alvo do aperfeiçoamento físico, formação de caráteres e pessoas íntegras, pessoas cuja vida, espírito e saúde brilham pelos olhos.”
Sr. Hermann Thümmel, na revista Sport Club Germania, 1899-1929.
A primeira competição de Atletismo feminino no Brasil aconteceu no Sport Club Germania, em 1930, com a participação de dois clubes alemães. Na fotografia pode-se ler no placar: DWV x SCG (Deutscher Wasser Sport Verein X Sport Club Germania)
Exercícios na roda de ginástica alemã (Roda de Rhön), em 1949
Primeiro time de Futebol do S. C. Germania em 1899. Hans Nobiling ao centro
Centro Pró-Memória Hans Nobiling
Exposição/Sede Social: diariamente a partir das 10h
Administração/Centro Administrativo: tel.: 3598-9715/9716
FOTOS: CENTRO PRÓ-MEMÓRIA