Inclusão e Diversidade

ECP cria comitê com associados, atletas e funcionários para ampliar políticas sociais

31/12/2020 31/12/20

O ano de 2021 já chega com boas notícias: depois de meses de estudo e estruturação, o Clube lança oficialmente o Comitê de Inclusão e Diversidade. O grupo vem para promover um ambiente cada vez mais plural e inclusivo, sem qualquer tipo de discriminação.

Para todos os frequentadores se sentirem representados, foi criada uma comissão com associados, funcionários e atletas. Os perfis dos membros e as atribuições e ações do comitê estarão disponíveis no site do ECP. 

A comissão conta com um orçamento específico, uma equipe funcional e uma assessoria técnica especializada. Juntos, os membros vão direcionar as estratégias e construir ações e debates sobre temas como raça, etnia, gênero, gerações e pessoas com deficiência.

O Comitê de Inclusão e Diversidade desenvolverá também medidas para combater qualquer tipo de preconceito dentro dos muros pinheirenses, avaliando o ambiente de inclusão e diversidade e promovendo ações afirmativas que garantam um espaço harmônico e de respeito entre os frequentadores.

Para funcionários e atletas, o grupo vai direcionar políticas internas que garantam os critérios de seleção, avaliação e promoção livres de vieses. O recebimento e a deliberação de medidas a serem aplicadas para as denúncias apuradas que envolvam qualquer tipo de discriminação também são tarefa do grupo.


O projeto, que reflete o cuidado do ECP em prover um espaço inclusivo, faz parte de um programa que já conta com o Pinheiros Inclui e o Linha Ética.

Linha Ética
Os registros do Linha Ética, programa que já tem um ano de funcionamento, são primordiais para a construção e implementação de novas políticas que pautam a conduta dos dirigentes, empregados, terceiros e parceiros de negócio, evidenciando o compromisso do ECP com a disseminação de boas práticas de gestão e a constante promoção de um ambiente corporativo transparente e ético.

Pinheiros Inclui
O programa de diversidade e inclusão tem como principal missão levar conhecimento, dados estatísticos e diálogo sobre esses dois temas para associados, atletas e funcionários. Assim, é possível tornar o Clube um espaço cada vez mais plural e democrático, respeitando pessoas com diferentes trajetórias – etnia, gênero e opinião, entre outros.