Jardim de Infância Tia Lucy comemora 78 anosJardim de Infância Tia Lucy comemora 78 anos

Jardim de Infância Tia Lucy comemora 78 anos

31/05/2023 31/05/23

Na Escolinha pinheirense, respeitar o tempo das crianças e educar com amor são metas fundamentais desde a sua fundação, em 1945

Quando somos crianças, fazemos contato físico, emocional e cerebral com a vida que se mostra ao nosso redor de muitas maneiras. A inocência, a pureza e a autenticidade nos conduzem a boas e más experiências que vão forjar o caráter, a personalidade e todos os outros componentes responsáveis pela formação interior do indivíduo.

Na vivência diária com desafios de toda a natureza, a criança precisa de orientação. Ela pede sinais de caminhos que deve seguir. Assim como as mãos das famílias, as mãos do educador são como uma bússola. Elas entram em cena para ajudar a direcionar os primeiros capítulos da história de uma criança. A mente e o coração dos pequeninos são como barro fresco que recebe marcas de dedos de outras mãos, marcas que acabam ficando para sempre quando secam.

A dedicação de Lucy de Araujo Lima Delduque, fundadora do Jardim de Infância Tia Lucy em 1945 – a “Escolinha” do Clube, que tem continuidade com sua filha Regina Delduque e uma equipe de educadoras que acreditam em seu legado –, aprofundou-se ao desvendar, compreender e cuidar do tempo que cada criança vivencia em sua infância; vendo, tocando, sentindo e, principalmente, brincando da forma mais pura possível.

Aqui está o equilíbrio: de um lado, a criança solta para investigar o universo a seu modo e, do outro, o norte saudável apontado pelas famílias e professores. Se por um lado a criança vai se entendendo como ser humano a partir das interações que estabelece com as pessoas próximas e o meio que a circunda, por outro ela investe nas descobertas de um jeito extremamente próprio de sentir e pensar o mundo em que está inserida. E é por meio do ato de brincar que ela vai deixar transparecer suas condições de vida, anseios, desejos, medos, defeitos, virtudes e tudo o mais que a constitui como ser ativo socialmente.

Nas brincadeiras que registram o tempo do Jardim de Infância, a imaginação alça voos em busca de percepções firmes da vida. Os pequenos se lançam a novas experiências de acordo com suas convicções internas, transitando entre a imitação daquilo que já viram, ouviram e sentiram e o desencadeamento de uma energia desbravadora do inusitado. O resultado é a edificação gradativa de uma criança que desenvolve seu potencial físico e emocional até se firmar e estar apta a investir mais apuradamente no seu intelectual.

O Jardim de Infância Tia Lucy, com seus fundamentos, seus educadores e seus ambientes, está fortemente habilitado a garantir que as condições para a prática das brincadeiras e o aprendizado sejam sempre ricas em possibilidades. Na nossa concepção, desde quando nasce até pouco mais de seis anos de idade, a criança atravessa um dos períodos mais complexos e ao mesmo tempo mais enriquecedores em termos de desenvolvimento humano. Toda palavra, imagem, som, cheiro, gosto, gesto, ação e reação afeta sua estrutura intelectual, emocional, social e motora.

Todos esses componentes devem ser tomados em altíssimo grau de consideração para que se tornem catalisadores de uma educação segura e estimulante. A educação baseada no amor, materializada na escola que ensina o valor vital do sorrir. Dessa forma, a infância faz despertar uma criança emancipada, consistente, ética e humanizada. Um perfil que prospera por toda a vida, resistindo às mudanças sociais e culturais graças à força sustentadora de princípios que o tempo não consegue apagar.

JARDIM DE INFÂNCIA TIA LUCY COM VAGAS

Infantil 1 – Crianças que completam dois anos em abril, maio e junho do ano letivo.

Período da tarde (13h15 às 17h15)

Mais informação pelo telefone (11) 3598-9852 (Ana Lúcia) ou pelo e-mail analucia@ecp.org.br