GRANDES CONQUISTAS PARA O JUDÔ PINHEIRENSE
Os atletas do ECP se reuniram em Belo Horizonte (MG) para disputar dois campeonatos importantes da modalidade
As principais competições do calendário da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), o CBI Troféu Brasil Interclubes e o CBI Grand Prix Nacional de Judô, foram realizadas em dezembro, no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. Cerca de 400 judocas de 75 clubes participaram das disputas, e em 2023 a competição bateu o recorde de inscrições, com 17 equipes na lista, seis a mais do que em 2022.
ECP é vice-campeão do Grand Prix
A equipe de judocas pinheirenses conquistou a prata na competição, após ser superada pelo Minas Tênis. A decisão começou com duas vitórias seguidas do clube mineiro. Primeiro, no peso-leve (57 kg), Shirlen Nascimento venceu Larissa Pimenta (ECP), nas punições. Em seguida, Julio Koda Filho marcou um waza-ari contra Willian Lima (ECP) e administrou até o fim. O Pinheiros reagiu com a venezuelana Elvismar Rodriguez, reforço do clube paulista exclusivamente para o Grand Prix. Ela projetou Sarah Nascimento, marcou um waza-ari e emendou na imobilização.
Giovanni Ferreira (90 kg) bateu Matheus Oliveira por waza-ari no golden score e igualou o placar. Dois a dois. Mas Millena Silva conseguiu vencer Karol Gimenes nas punições e recolocou o Minas em vantagem. O ECP, então, empatou com Rafael Buzacarini, que projetou Eduardo Bettoni no início da luta e administrou o waza-ari até o final. Três a três, e a definição foi para a luta de desempate. O sorteio colocou Millena e Karol de volta no tatame para definir o título, e a atleta do Minas levou a melhor, conseguindo um waza-ari para levantar a arena.
A equipe de Judô do Pinheiros, vice-campeã do Grand Prix
Troféu Brasil
O Pinheiros teve o melhor desempenho entre clubes no Troféu Brasil. Foram cinco medalhas de ouro e dois bronzes. A competição, que é disputada na categoria individual, premiou três atletas femininas com ouro, Alexia Nascimento – Ligeiro (-48kg), Larissa Pimenta – Leve (-57kg) e Karol Gimenes – Meio Pesado (-78kg).
Já no masculino, as medalhas foram conquistadas por Ronald Lima – Meio Leve (-66kg), Giovani Ferreira – Médio (-90kg), que conquistaram o ouro e Vinicius Taranto Panini – Meio Médio (-81kg) e Rafael Buzacarini – Pesado (+100kg), que ficaram com a medalha de bronze.
FOTO: DIVULGAÇÃO