Judô

17/12/2020 17/12/20

Copa Brasil Interclubes

O ECP conquistou o troféu da primeira edição da Copa Brasil Interclubes de Judô, realizada em Santana de Parnaíba, São Paulo. As seis melhores equipes da atualidade (ECP, Minas Tênis Clube, Clube Paineiras do Morumbi, Sesi-SP, Sogipa e Instituto Reação) foram convidadas para participar da competição, e dessas equipes sairá a escalação da seleção olímpica para os Jogos de Tóquio. Após cinco dias de disputa, com as delegações confinadas em um centro de treinamento, conforme os protocolos adotados pela Confederação Brasileira de Judô, os pinheirenses venceram a final contra o Minas Tênis Clube. O ECP obteve uma virada que só veio no golden score da luta extra, após empate por 3 a 3. O ponto do título foi marcado pela peso-médio Ellen Santana, com um waza-ari contra Sarah Nascimento. O bronze ficou com o Paineiras do Morumby, que superou a equipe do Sesi-SP. O Clube passou em primeiro no Grupo A, com uma vitória sobre a Sogipa por 4 a 0 e uma derrota para o Paineiras por 4 a 3. Para chegar à decisão, a equipe do técnico vice-campeão olímpico Douglas Vieira passou pelo Sesi-SP na semifinal. No combate pelo título, o Minas abriu dois pontos de vantagem, com as vitórias de Juscelino Nascimento Jr (+90kg) e Maria Taba (57kg) sobre Jonas Inocêncio (+90kg) e Ketelyn Nascimento (57kg). O Clube reagiu, com vitórias de Marcelo Contini (73kg) sobre Julio Koda Filho e de Ellen Santana (70kg) sobre Sarah Nascimento. O placar de 2 a 2 mostrava o equilíbrio entre os dois rivais. Eduardo Bettoni (90kg) deu novo fôlego ao Minas com um ippon sobre Giovanni Ferreira, mas Beatriz Souza (+70kg) se impôs sobre Millena Silva para levar a decisão à luta extra após novo empate: 3 a 3. Pelo regulamento, sorteia-se uma categoria para repetir a luta, mas em ponto de ouro, ou seja, quem marcar o primeiro ponto vence. Ellen Santana (70kg) e Sarah Nascimento foram as sorteadas e retornaram ao tatame para o tudo ou nada. Em combate acirrado, Ellen aplicou um waza-ari salvador para sacramentar a vitória do ECP.

Pan-Americano Sênior

Em novembro foi realizado, na cidade de Guadalajara, no México, o Campeonato Pan-Americano Sênior. A competição distribuiu aos 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente, 700, 500 e 250 pontos para o ranqueamento olímpico. Seis atletas do ECP fizeram parte da equipe brasileira que foi campeã individual geral e por equipes mistas. Confira os medalhistas.

Ouro

Eric Gomes Takabatake (-60kg) e Maria Suelen Altheman Gagliardi (+78kg)

Prata

Beatriz Rodrigues de Souza (+78kg), Eduardo Yudy Brito Santos (-81kg) e Rafael Carlos da Silva (+100kg)

Bronze

Larissa Cincinato Pimenta (-52 kg)

Na disputa por equipes mistas o Brasil sagrou-se campeão, vencendo Cuba na final. Fizeram parte dessa conquista os pinheirenses Beatriz Rodrigues de Souza (+78kg), Eduardo Yudy Brito Santos (-90kg) e Maria Suelen Altheman Gagliardi (+78 kg).

Judô solidário

Por meio da doação de roupas esportivas do Clube, feita pelos antigos concessionários da Lojinha, Regina Murayama e João Vicente Machado, e através da Comissão de Pais da modalidade, foi realizada uma ação solidária que consistiu na troca das roupas por alimentos não perecíveis. Cada peça teve seu valor estipulado por quilo de alimento. O evento foi um sucesso, e ao final foi arrecadada cerca de uma tonelada e meia de roupas, que foram distribuídas para o DAS e instituições beneficentes sugeridas pela comissão e sorteadas antecipadamente.

Yudy, Giovani, Jonas, Marcelo, Larissa, Ellen, Beatriz e Ketelyn