O campeão pan-americano de Levantamento de Peso, Fernando Saraiva Reis, teve uma grande conquista reconhecida pela Federação Internacional da modalidade. Após quase dois anos de espera, em março de 2021, foi confirmado que o pinheirense herdou a medalha de bronze no Mundial de Asgabate, no Turcomenistão, realizado em 2018, tornando-se o primeiro brasileiro a conquistar um pódio na competição.
O resultado foi modificado com a desclassificação oficial do uzbequete Djangabaev Rustam, provisoriamente suspenso desde abril de 2019, ao testar positivo em exame antidoping. No Mundial, realizado em novembro de 2018, o pesista brasileiro havia ficado em quarto lugar, levantando 436 kg no total (soma dos 201 kg do arranco com os 235 kg do arremesso), e o uzbequete em terceira posição, com 447 kg, na categoria acima de 109 kg. Com a correção, Fernando Reis ficou com o bronze.
A conquista é a mais importante da carreira do atleta, considerado o “homem mais forte das Américas”, que tem, em seu hall de vitórias, três medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos (Guadalajara-2011, Toronto-2015 e Lima-2019) e ficou em quinto lugar na Rio-2016. Fernando Reis receberá oficialmente a medalha do Mundial do Turcomenistão em cerimônia a ser marcada pela Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP).
Entenda o caso
O atleta uzbequete Djangabaev fez uso do hormônio do crescimento, do tipo hGh, ilegal segundo o Código Antidoping da Federação Internacional de Halterofilismo (IWF). O caso foi julgado em 2020 e o halterofilista foi penalizado com uma suspensão de quatro anos, válida até 2023, tendo os resultados de duas competições de 2018 anulados, incluindo a do Mundial do Turcomenistão.
Devido a polêmicas como essa envolvendo doping, a modalidade vem perdendo espaço nos Jogos. Em dezembro de 2020, o Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou corte no número de vagas. Na França, em 2024, serão apenas 120 atletas, com cinco categorias para cada gênero, o que representa uma redução de 76 vagas em relação a Tóquio, e a menos da metade em relação à Rio-2016.
Passaporte para Tóquio
Para os Jogos no Japão, a Federação Internacional de Levantamento de Peso vai organizar uma competição on-line para completar o processo de classificação olímpica, com ranking a ser encerrado no dia 31 de maio.
Estão planejadas, também, competições presenciais: caso a pandemia permita, os brasileiros podem somar pontos para o ranking olímpico pelo Campeonato Pan-Americano Adulto, planejado para acontecer no dia 18 de abril, em Santo Domingo, República Dominicana. Sétimo colocado no ranking absoluto da categoria acima de 109 kg, Fernando Reis já tem vaga praticamente garantida para a olimpíada, e fará sua terceira participação no maior evento esportivo do mundo.
FOTO: PEDRO RAMOS/REDEDOESPORTE.GOV.BR