Marketing esportivo no Pinheiros

Marketing esportivo no Pinheiros

30/04/2024 30/04/24

O Esporte Clube Pinheiros celebra mais uma conquista em sua trajetória com a recém-criada área de Marketing Esportivo

Considerado uma ferramenta poderosa, lucrativa e capaz de atrair a atenção do público, o marketing esportivo trabalha para reposicionar a marca Pinheiros no mercado. E vai além: implementar o marketing esportivo no Clube é criar uma conexão emocional entre marcas e fãs de esportes, aproximar e engajar associados, resgatando o orgulho das conquistas e dos ídolos pinheirenses.

Gilberto Ratto, diretor de Marketing Esportivo

“O Clube tem um potencial gigantesco que precisa ser melhor explorado. Precisamos fortalecer a imagem de Clube mais olímpico do Brasil, e com isso tornar o Pinheiros mais atrativo para parceiros e patrocinadores do esporte. Tudo para aumentar a receita de patrocínios diretos, incentivados e parcerias comerciais”, relata Gilberto Ratto, diretor da área.

Desde sua implantação, em setembro de 2023, importantes resultados já estão sendo apresentados por meio de patrocínios e parcerias, sinalizando retornos financeiros muito positivos para o Clube. Essa nova fase começou dedicada à análise e a estudos sobre o cenário interno de marketing esportivo e sobre o impacto disso na imagem e no posicionamento do Clube no mercado de patrocínios esportivos. Em paralelo, foi realizada uma série de ações focadas na estruturação da área para oferecer condições de desenvolvimento ao novo time que estava se formando. Tudo isso sem deixar de lado o trabalho cotidiano de relacionamento com os atuais parceiros e a captação de novos patrocínios.

Parcerias com relações mais robustas e duradouras 

Apesar de estar em seus primeiros passos, a Diretoria de Marketing Esportivo já atraiu importantes parceiros para o Clube. O principal deles é a Kraft Heinz, que chega para fortalecer a equipe de Vôlei feminino, a mais tradicional do País, além das vitoriosas equipes de Handebol masculino e feminino do Clube. A parceria, inicialmente de três anos, foi definida como esportiva e comercial. Além de apresentar a marca Heinz nos uniformes das equipes de Vôlei e Handebol, oferece exclusividade aos produtos Heinz em todos os pontos de alimentação do Clube e em eventos como a tradicional Festa Junina.

Heinz e Seguros Unimed são parceiras do time de Vôlei

A Seguros Unimed, que faz parte do maior sistema de cooperativas de trabalho médico do mundo, também chegou para patrocinar a equipe de Vôlei feminino. Em um contrato inicialmente de dois anos, a empresa passou a estampar sua marca nos ombros das camisas da equipe, em dezembro de 2023.

Outro novo negócio fechado pela nova área de Marketing Esportivo, a OLX, principal plataforma de vendas C2C do País, se tornou patrocinadora da equipe de Basquete do Clube. “Isso é só o início de um trabalho que vem gerando grandes frutos para o Clube, e com um potencial de crescimento que já está nos levando para outro patamar. Vamos valorizar o que temos de melhor e continuar trabalhando para um futuro promissor do esporte no Clube Pinheiros”, diz o diretor.

A marca OLX é parceira do Basquete pinheirense

Relacionamento e fortalecimento da marca Esporte Clube Pinheiros

Desde o início das atividades da nova área, além da forte atuação comercial, foi iniciado também um trabalho estratégico de fortalecimento da marca Pinheiros. Isso está acontecendo por meio das mídias e da aproximação com autoridades do esporte, outros clubes, confederações e outros membros da cena esportiva do País. Tudo para posicionar o Clube como o mais olímpico do Brasil. É um trabalho executado por várias mãos, envolvendo diversas áreas internas.

Em janeiro, um evento idealizado pela área deu inicio à contagem regressiva para o Jogos Olímpicos de Paris com a chancela do Comitê Olímpico Brasileiro e a participação de atletas, dirigentes e associados. Foi inaugurado o relógio oficial do Clube, que faz uma contagem regressiva de seis meses para o início dos Jogos.

A área também vem dando apoio estratégico na apresentação dos grandes atletas contratados pelo Pinheiros, além de algumas negociações institucionais. Entre outros acordos firmados pela nova área, vale destacar o memorando de cooperação mútua com a instituição centenária Universidade Presbiteriana Mackenzie, que vai caminhar lado a lado com o Pinheiros para criar uma sociedade melhor no ensino, na cultura e no esporte.

Resultados de captações nos projetos incentivados 

O ano de 2023 terminou com um expressivo aumento de 95% nas captações nos projetos aprovados pelo Clube na Lei de Incentivo ao Esporte. Esse resultado coloca o Pinheiros novamente no caminho para se tornar um dos maiores clubes captadores da lei, o que reforça seu protagonismo no cenário esportivo nacional.

O valor total captado em 2023 foi de R$ 3.102.105,76, representando um crescimento de 92,8% em relação a 2022, um aumento de 39,5% sobre a média anual.

Palavra de Especialista

Fique Ligado