Missão EuropaMissão Europa

Missão Europa

Atletas do Clube, com chances de participar da Olimpíada de Tóquio, embarcam para Portugal

06/10/2020 06/10/20

Depois da Natação e do Judô, os pinheirenses do Atletismo e da Esgrima integram a Missão Europa. O programa criado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) permite que competidores classificados, ou com potencial para alcançar vagas nos Jogos, retomem os treinamentos com segurança.

O primeiro grupo, que contava com 20 atletas do Clube, viajou em julho para Portugal. Em setembro, mais 17 representantes do ECP se juntaram à delegação, que ficará até dezembro em preparação na Europa.

Atletismo 50% pinheirense

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) reuniu os melhores atletas do País para enviar ao Rio Maior Sports Centre, local definido para a modalidade ficar concentrada em Portugal. No total foram 28 convocados, entre homens (17) e mulheres (11), metade pinheirenses, sendo seis representantes do Clube no feminino e oito no masculino, além de um técnico que também integrou a comissão.

O Atletismo seguia focado antes da necessidade de interromper as atividades. Os barreiristas Alison dos Santos e Gabriel Constantino, por exemplo, estavam no Centro Olímpico dos Estados Unidos, em março, em Chula Vista, na Califórnia, e tiveram que retornar ao Brasil por causa das restrições impostas pela pandemia.

Um dos mais jovens da equipe, Alison, de 20 anos, conhecido como Piu, é uma das promessas brasileiras para Tóquio, com possibilidade de brigar por medalha. Especialista nos 400m com barreiras, o pinheirense teve ótimos resultados em 2019, como o ouro no Pan-Americano, e foi finalista mundial (7º lugar).

“A Missão Europa reúne todo mundo em um mesmo lugar, vivendo a mesma experiência, com a qualidade de treino necessária que precisamos para chegar a Tóquio, ter bons resultados e atingir nossas metas. O meu foco permanece o mesmo, e conviver com as pessoas de que gostamos no meio esportivo representa muito. Todo mundo aqui tem o mesmo objetivo, e respirar essa energia é uma motivação enorme, que eleva o nível do grupo.”

Alison do Santos “Piu” 
Atleta especialista em 400m com barreiras

Lucas Carvalho, Andressa Fidelis, Lorraine Martins e Alison dos Santos

Quem também foi destaque sendo campeão mundial no ano passado e promete brigar por medalhas na próxima Olimpíada é o time masculino do revezamento 4x100m rasos.  Aldemir Gomes, Derick Silva, Jorge Vides, Paulo André e Rodrigo Nascimento (ADPA-MA), que têm bons tempos individuais, atualmente formam um dos mais fortes times de velocistas do mundo. Agora os atletas querem aproveitar a oportunidade de passar um período treinando em conjunto para lapidar detalhes que poderão levar a um objetivo que eles não têm medo de revelar: a medalha de ouro olímpica.

Paulo André é um dos poucos atletas que vinham conseguindo manter a rotina, treinando com seu pai, que é também seu técnico, na Vila Olímpica de Vila Velha (ES). “Mantive a regularidade nos 10 segundos nos últimos anos e agora quero correr várias vezes na casa dos 9. Preciso correr isso, mas não adianta correr 9.99. Tem de ser mais baixo”, destacou o velocista, que registrou os dois melhores tempos da América do Sul nos 100m em 2019 (10.02 em abril, nos Estados Unidos; e 10.04 em junho, em Portugal).

Almir, Rodrigo, Jorge, Paulo André e Derick

O técnico Felipe de Siqueira também reforça o lado positivo do fato de o COB ter escolhido Portugal para o camping. “Já viemos para cá em outros momentos. Gostamos muito do clima e da estrutura. Aqui em Rio Maior temos tranquilidade para trabalhar. Não tinha tido contato com o grupo ainda este ano, e era importante reunir o time. O meu pessoal (Jorge Vides, Derick Souza, Lorraine Martins e Andressa Fidelis) entrou numa pista pela primeira vez nesse ‘pós-pandemia’ aqui em Portugal”, finaliza Felipe.

Esgrima

O ECP também passou a contar com representantes da Esgrima, que seguiram para uma temporada de treinos no Rio Maior Sports Centre. A floretista Bia Bulcão, a jovem atleta pinheirense Gabriella Viana e o treinador Bernardo Schwuchow viajaram para Portugal no início de setembro.

“Consegui manter um bom condicionamento físico e fiz um trabalho específico. Minha expectativa agora é voltar ao ritmo de jogo, retomando a parte técnica e específica. Acredito que em dois meses, com o volume de treinamentos e combates, estarei pronta para as competições.”

Bia Bulcão
Esgrimista medalha de bronze nos jogos Pan-Americanos de 2019

Bia Bulcão
Confira a lista dos pinheirenses convocados

ATLETISMO

Treinador
Felipe de Siqueira

Atletas no Feminino
Eliane Martins – salto em distância
Érica Sena – 20km marcha atlética
Franciela Krasucki – 4x100m
Geisa Coutinho – 4x400m misto
Lorraine Martins – 4x100m
Rosangela Santos – 4x100m

Atletas no Masculino
Aldemir Gomes Júnior – 200m
Alison Santos – 400m com barreiras
Augusto Dutra – salto com vara
Derick Souza – 4x100m
Gabriel Constantino – 110m com barreiras
Jorge Henrique Vides – 4x100m
Mateus Daniel Adão de Sá – salto triplo
Paulo André Camilo de Oliveira – 100m

ESGRIMA

Treinador
Bernardo Schwuchow

Atletas
Bia Bulcão
Gabriella Viana

Fotos: Daniel Varsano/COB