Modernidade em campoModernidade em campo

Modernidade em campo

Clube conquista certificado de qualidade da FIFA para o Campo de Futebol A, que se tornou um dos mais modernos do Brasil

25/02/2021 25/02/21

O Campo de Futebol A recebeu a certificação FIFA Quality Pro, o mais alto grau de qualidade profissional para um campo de grama artificial. O projeto e os estudos tiveram início em dezembro de 2019 e contaram com o apoio de profissionais de diversas áreas do ECP e de associados.

Após uma série de testes técnicos, o local foi homologado no site da Federação Internacional no dia 12 de fevereiro deste ano. Essa é uma conquista para o Clube, que passou a ter um dos quatro espaços certificados do País.

O campo conta com 2.500 m² de grama sintética, muito semelhante à natural, de um material chamado MRTX Legacy 35. A tecnologia, importada da Finlândia, que segue os padrões internacionais, levou cinco meses para ser instalada.

Entre as diversas vantagens do novo material estão o alto índice de absorção de impacto, que diminui o risco de lesão nos jogadores, a baixa absorção de calor, que garante o conforto térmico, e o sistema de drenagem, que possibilita partidas logo após chuvas.

O custo de manutenção é muito reduzido, e o material permite, também, a demarcação das linhas de maneira mais precisa. Com a substituição, passou a ser possível realizar mais partidas durante o ano todo, já que não é necessário fazer manutenções a cada temporada. Com as mudanças, já foram abertas seis novas turmas em diversos horários para atender associados que estavam na fila de espera.

Fifa Quality Pro

A Federação Internacional de Futebol analisa os melhores campos de grama natural dos estádios europeus para desenvolver os parâmetros de certificação de gramados sintéticos. A ideia é que o campo sintético seja o mais parecido possível com o de grama natural, aliando o bom desempenho das partidas em gramados naturais à baixa necessidade de manutenção dos artificiais.

Os testes para obtenção do certificado são divididos em duas etapas: a do laboratório, para análise de amostras do material, e a avaliação in loco. Quique de bola, rolagem, tração e rotação da chuteira, planeza do campo, entre outros itens, são as provas realizadas para conceder o selo de qualidade. A testagem é feita por laboratórios da FIFA credenciados no mundo todo, que garantem a autenticidade dos campos.

Por dentro do campo

A estrutura Shockpad de 25 mm de altura foi a primeira a ser colocada, embaixo da grama, garantindo mais conforto aos jogadores durante as partidas e a alta absorção de impacto. Por cima dessa camada, vem a PU-Backing e depois o Saltex BioFlex, mineral revestido que cria as melhores condições e garante a segurança dos praticantes da modalidade. Cobrindo tudo, vem o gramado Saltex MRTX Legacy 35, material totalmente reciclável. A duração do MRTX Legacy 35 é de, em média, oito anos.

FOTOS: DIVULGAÇÃO/ECP