A equipe de Basquete do ECP já fez sua estreia na temporada 2020/2021 com a disputa do Paulista e agora se prepara para entrar em quadra no principal campeonato do ano, o Novo Basquete Brasil (NBB), que chega à 13ª edição e contará com 16 equipes.
No comando do elenco está o técnico Davi Pelosini, que chegou ao Clube em 2013 e esteve à frente da categoria base. Pelosini foi responsável pelos três títulos que o ECP conquistou no Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), nos anos de 2015, 2018 e 2019.
Agora o técnico tem um novo desafio, assumindo a equipe principal, que este ano inclusive se destaca por possuir o elenco mais jovem da história do NBB. “Sabemos da distância de nível e competitividade que existe no profissional NBB, mas sem dúvidas conhecer bem os jovens atletas facilita. Devemos ser pacientes e trabalhar dia a dia para encurtar ao máximo esse processo de desenvolvimento da equipe”, avalia o treinador.
O Campeonato Paulista serviu para o time se aquecer e o técnico avaliar as mudanças necessárias, e aos poucos ir ajustando o grupo. “Competir o adulto paulista foi desafiador, e esse primeiro impacto foi importante para a construção do que podemos ser ainda nessa temporada. Na base conseguimos conquistar todos os títulos possíveis, e viver essa temporada no adulto com certeza nos fará aprender e evoluir ainda mais”, conclui o pinheirense.
Veteranos na casa
Além dos jovens da base, o Clube contará com o retorno de dois “velhos conhecidos” da casa, o ala/armador Humberto Silva e o pivô Guilherme Teichmann. Humberto foi formado na no ECP e fez sua transição para a fase adulta ainda no Clube, disputando três temporadas defendendo a camisa azul e preta (NBB 13/14 a NBB 15/16). Já Teichmann é o mais experiente do elenco, disputando o NBB desde a temporada 2008/2009 e com uma passagem pelo Pinheiros entre 2016/2017.
Reforço estrangeiro
Para a disputa do Novo Basquete Brasil, o ECP ainda contará com dois estrangeiros: o uruguaio Mauro Zubiaurre Hidalgo e o americano Landon Diego Atterberry. Zubiaurre já teve passagem pela seleção do Uruguai e disputou a Liga Uruguaiana. Já o ala Atterberry teve passagem por dois times mexicanos, disputando a CIBACOPA, além de ter atuado em outras equipes, disputando campeonatos como I Divisão da NCAA (LIU Brooklyn), Super Liga de Basquete (Kosovo) e Liga Nacional (Chile).
Técnico
Davi Eduardo Pelosini
Daniel Aleixo de Sousa
#12 D. Souza
Idade: 20 anos
Posição: Pivô
Danilo Araújo Sena dos Santos
#7 Sena
Idade: 21 anos
Posição: Ala/Armador
Elvis José Viana Filho
#17 Elvis F.
Idade: 18 anos
Posição: Ala/Armador
Gabriel Campos
#2 Gabriel
Idade: 19 anos
Posição: Armador
Guilherme Frantz Teichmann
#11 Teichmann
Idade: 34 anos
Posição: Pivô
Humberto Luiz Gomes da Silva
#19 Humberto
Idade: 25 anos
Posição: Ala/Armador
Jamison Costa Silva Junior
#6 Jamison
Idade: 19 anos
Posição: Ala
Jonas Matheus Buffat
#9 Buffat
Idade: 20 anos
Posição: Armador
Landon Diego Atterberry
#93 Atterberry
Idade: 27 anos
Posição: Ala
Maicon Douglas da Silva Waldemar
#13 M. Douglas
Idade: 20 anos
Posição: Pivô
Mauro Zubiaurre Hidalgo
#31 Zubiaurre
Idade: 26 anos
Posição: Armador
Rafael Munford Monteiro
#14 Munford
Idade: 22 anos
Posição: Ala
Tiago Alcantara Abbade Aguiar Faria
#1 T. Faria
Idade: 17 anos
Posição: Armador
Valter Henrique Maronezi
#28 Valter
Idade: 19 anos
Posição: Ala/Armador
Wesley Alexandre Sena da Silva
#21 W. Sena
Idade: 24 anos
Posição: Pivô


FOTO: RICARDO BUFOLIN